O TEMA PROVOCADOR E AS PROJETAÇÕES

Uma proposta de pesquisa para o desenvolvimento curricular

"A pedagogia de projetos vê a criança como um ser capaz, competente, com um imenso potencial e desejo de crescer. Alguém que se interessa, pensa, duvida, procura soluções, tenta outra vez, quer compreender o mundo a sua volta e dele participar, alguém aberto ao novo e ao diferente. Para as crianças, a metodologia de projetos oferece o papel de protagonistas das suas aprendizagens, de aprender em sala de aula, para além dos conteúdos, os diversos procedimentos de pesquisa, organização e expressão dos conhecimentos." 
Barbosa e Horn

Jornada Pedagógica 2021 CASA de Aprendizagens

Na CASA de Aprendizagens, o currículo, com suas áreas do conhecimento e seus conteúdos, é desenvolvido de forma investigativa.

Assim, um tema provocador de experiências é levantado junto aos estudantes, de modo a orientar as pesquisas semestrais. E com o objetivo de expandi-lo e aprofundá-lo, nossos educadores constroem as projetações.

Estas se constituem como fomento para as investigações, em longo prazo, dos estudantes em áreas de seu interesse. E, enquanto prática educativa, tanto o tema como as projetações convertem a concepção da Pedagogia de Projetos, trabalhada na nossa escola, em ações efetivas.

A noção educativa de projetos

Abordar o conhecimento através de projetos requer a problematização de situações reais, instigando a curiosidade do estudante para além do já conhecido. Por meio da observação, interpretação e compreensão da realidade em parceria com o outro, ele é estimulado a estabelecer relações, comparações, análises e sínteses. E isso a fim de que seja possível transformar-se e transformar a sua realidade.

Além disso, a noção educativa de projetos transgride a ideia de que pesquisa é uma exclusividade acadêmica. Pois, de acordo com esta concepção, ela é entendida como atividade cotidiana. Diante disso, o espaço escolar assume outro significado: ele passa a ser o lugar da investigação, o lugar onde o dia a dia é problematizado, onde a vida se faz presente. Neste processo, há confirmação ou rejeição de hipóteses, confronto de ideias e argumentos, visando a ressignificação de conceitos.

Ao trabalharmos, na CASA de Aprendizagens, com projetos multidisciplinares, enfocamos a construção de uma escola implantada na realidade e aberta às diversificadas relações sociais. O planejamento multidisciplinar derruba as barreiras que separam as áreas do conhecimento e torna a escola um ambiente onde todos atuam com criatividade e responsabilidade. E o estudante, portanto, passa a ser coautor de sua aprendizagem, um agente do seu saber, que constrói e produz conhecimento com sentido e utilidade.

O tema provocador de experiências investigativas

Para tanto, da Primeiríssima Infância ao Ensino Fundamental II, trabalhamos com a orientação de um tema provocador de experiências investigativas. Este, que dá origem a duas projetações anuais – 1º e 2º semestres –, é discutido nas Jornadas Pedagógicas, as quais acontecem no início de cada período letivo. Nossos educadores definem então alguns eixos de pesquisa, relacionados a conjuntos multidisciplinares de diferentes áreas do conhecimento, e criam um mapa conceitual. 

O tema Provocador e as Projetações

O tema provocador de experiências investigativas da Primeiríssima Infância ao Fundamental I se liga sempre à cultura popular brasileira. Nesta perspectiva, são exploradas as especificidades regionais e gerais relacionadas à constituição histórica de nosso país. Já o tema provocador das turmas do Ensino Fundamental II se abre para assuntos universais. E, deste modo, abrange modos de ser e viver de diferentes lugares do globo terrestre, bem como autores estrangeiros de grande relevância entre nós. 

A partir de tais diretrizes, o tema provocador é levantado pelos próprios estudantes. E isso com o intuito de despertar o interesse dos sujeitos de pesquisa dentro de um contexto significativo. No entanto, esta dinâmica não deixa de ser assistida pelos educadores, enquanto as projetações são elaboradas pelos tutores ou tutoras e seus assistentes. E, como já citado, tal elaboração é motivada pelo aprofundamento do tema em questão, bem como pela busca de desdobramentos a serem apresentados aos educandos. 

É por meio deste levantamento e de sua articulação nas projetações que têm origem os projetos da CASA de Aprendizagens. E, desta forma, a sua construção é tecida de modo efetivamente coletivo. Pois, além dos estudantes, professores, tutores e assistentes, também participam dos projetos os educadores-especialistas que, de forma prática e/ou teórica, proporcionam diversas experiências.

As projetações anuais

CASA de Aprendizagens Teatro

Projetação é uma palavra emprestada da Arquitetura, que significa “lançar para frente” e, portanto, remete à ideia de movimento. Consequentemente, ela contempla o dinamismo não só de nossa proposta para o desenvolvimento curricular, como o de nossos educadores. Pois se estes criam sua base teórico-prática de estudos é a fim de se prepararem para o inédito e o inesperado dos estudantes durante as investigações. 

As Projetações do 1º semestre, por meio do tema provocador de experiências investigativas, são fios condutores preparatórios para as do 2º semestre. Elas são concluídas com uma instalação, que dá visibilidade ao processo de aprendizagem que foi trilhado. Instalação esta que, por sua vez, se apresenta como fruto das pesquisas de cada estudante e/ou grupo de educandos.

Já no 2º semestre, o tema provocador parte sempre de um texto teatral. Este possibilita um trabalho interdisciplinar com diversas áreas do conhecimento e dá origem ao tema específico de cada turma. Ao mesmo tempo, o texto teatral é o ponto para o qual culminam todas as investigações e realizações desenvolvidas durante o ano, relacionadas aos conteúdos do currículo escolar. Por isso ainda, a finalização de cada ano letivo é coroada com a encenação do texto apresentada pelos estudantes. 

CONHEÇA A CASA DE APRENDIZAGENS

ENTRE EM CONTATO PARA TIRAR SUAS DÚVIDAS

Agende Uma Visita

Casa 1
Rua Dona Germaine Burchard, 197 - Perdizes
Fones: (11) 3862-0934 | (11) 3675-1474

Casa 2
Rua Dona Germaine Burchard, 239 - Perdizes
Fone.: (11) 2338-3920

Casa da Primeiríssima Infância
Rua Melo Palheta, 57 - Perdizes
Fone: (11) 2373-5616

fale conosco

Celular/WhatsApp:
(11) 94593-9959

redes sociais

Casa de Aprendizagens
© 2019-2021 - Todos os direitos reservados