UM NOVO RECOMEÇAR:
A JORNADA PEDAGÓGICA 2022 DA CASA DE APRENDIZAGENS

Movo-me na esperança enquanto luto e se luto com esperança, espero.
Paulo Freire

As Jornadas Pedagógicas

As Jornadas Pedagógicas da CASA de Aprendizagens, em alguns sentidos, poderiam ser comparadas às Reuniões de Planejamento das escolas tradicionais. Por exemplo, no sentido de que ambas acontecem no início de cada período letivo, congregam – ou deveriam congregar – todos os educadores de uma mesma instituição e de que objetivam a preparação para o novo. Sendo que esse novo se refere ao ano, ao semestre, aos estudantes e aos educadores, pois somos seres em constante transformação. E, por isso, já não somos mais os mesmos do ontem e amanhã não seremos mais os mesmos de hoje

Mas, se elas contemplam tudo o que foi dito acima, por que então nomeamos esses encontros de “jornadas”? Porque jornada significa trajeto, caminhada, viagem e é também sinônimo de etapa. E nisso reside uma das diferenças entre as Reuniões de Planejamento e as Jornadas Pedagógicas da CASA de Aprendizagens: elas não se encerram em si mesmas. Ou seja, as Jornadas Pedagógicas são apenas o primeiro passo – não menos importante – de um longo percurso, cuja direção será reorientada pela bússola de cada educando.


Um coletivo em comunhão

Nas Jornadas Pedagógicas, todos os educadores da CASA de Aprendizagens vivenciam juntos as imersões, se conectam, refletem e planejam o semestre que começa. Mas, em um certo momento, os educadores da Primeiríssima Infância ao Ensino Fundamental I trilham um caminho pensado especificamente em seus segmentos. Enquanto os educadores do Ensino Fundamental II aprofundam temas e debates relativos a essa etapa da formação.

No momento em que todo o corpo docente da CASA de Aprendizagens está reunido, ações coletivas, de interesse comum, são experienciadas. E isso não só com o intuito de fortalecer a comunhão entre os membros de nossa escola, como também de exercer a democracia dentro do ambiente de trabalho.

Nesse sentido, uma Assembleia Geral abriu a programação da Jornada Pedagógica do primeiro semestre de 2022, composta por toda a equipe da CASA de Aprendizagens. Essa foi uma oportunidade para que apresentassem suas inquietações e debatessem soluções conjuntas para satisfazê-las.


A esperança na força conjunta

Na CASA de Aprendizagens, procuramos trabalhar para a instauração de um espaço construído pela força conjunta. E para avançarmos concretamente em relação a esse nosso ideal, a Assembleia Geral deliberou a formação de um Conselho Participativo, formado por membros de nossa equipe, que tomará parte nas questões gerenciais internas e externas da CASA de Aprendizagens.

Alinhada ao mesmo ideal coletivizante, a Assembleia Geral decidiu pela criação de uma Comissão Partidária, a qual será responsável pelo estudo de planos de cargos e salários de todos os trabalhadores da CASA de Aprendizagens. Desses planos, fará parte, inclusive, o pleito de vagas para nossos educadores ingressarem nos cursos de Pós-Graduação do Instituto Paulo Freire.

Pensando na comunidade externa, foi debatido o lançamento do projeto Casa de Oportunidades, voltado à Educação de Jovens e Adultos. Um desejo antigo de nossa escola, ele foi agora impulsionado pelo Tema Provocador de Experiências Investigativas de 2022: “Esperançar – Pedagogia dos Sonhos Possíveis”. Inspirado em Paulo Freire, todas as ações, debates e deliberações apresentadas neste artigo foram estimuladas pelo Tema Provocador, apresentado com mais detalhes no artigo: A construção do mapa projetual. Confira!


VEJA TAMBÉM

Envie sua Mensagem

Agende Uma Visita

Casa 1
Rua Dona Germaine Burchard, 197 - Perdizes
Fones: (11) 3862-0934 | (11) 3675-1474

Casa 2
Rua Dona Germaine Burchard, 239 - Perdizes
Fone.: (11) 2338-3920

Casa da Primeiríssima Infância
Rua Melo Palheta, 57 - Perdizes
Fone: (11) 2373-5616

fale conosco

Celular/WhatsApp:
(11) 94593-9959

redes sociais

Casa de Aprendizagens
© 2019-2022 - CASA de Aprendizagens - Todos os direitos reservados