Currículo da Educação Infantil
na CASA de Aprendizagens

O foco essencial da Educação Infantil, na CASA de Aprendizagens, é a construção da identidade, a socialização e o letramento.

Para tanto, nosso trabalho busca favorecer o desenvolvimento da autoconfiança, da autoestima, do conhecimento de si e de atitudes e valores necessários ao convívio social.

Em nossa escola, também privilegiamos a capacidade de expressão da criança. Por isso, procuramos despertar e estimular à curiosidade do estudante quanto à leitura, à escrita e à pesquisa.

Os conteúdos da Educação Infantil são divididos por eixos, conforme sua intencionalidade pedagógica para a formação das crianças.

Eixo: Lógica e Matemática

O trabalho com noções matemáticas na Educação Infantil atende às necessidades das crianças de construírem conhecimentos sobre variados domínios do pensamento. Por outro lado, ele corresponde à demanda social de instrumentalizá-las para viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes habilidades.

A construção do conhecimento lógico matemático consiste na coordenação de relações espontâneas e simples, antes mesmo de a criança entrar para a escola. O que ocorre em um processo interativo entre o seu amadurecimento biológico e sua

s experiências físicas com os objetos. Porém, o meio culturalmente organizado, a escola, possibilita a construção da representação e a troca de informações e hipóteses. Desta forma, através de experiências organizadas pedagogicamente, o conhecimento se amplia e aprofunda a partir da observação e caracterização das diferentes propriedades do mundo físico.

Eixo: Linguagem Oral, Escrita e Comunicação

A Educação Infantil se constitui como um espaço de expansão das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Esta ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

Desta forma, o trabalho com a linguagem constitui um dos eixos básicos da Educação Infantil na CASA de Aprendizagens. Pois, aprender uma língua não é somente aprender as palavras, mas também os seus significados culturais. E, com estes, os modos pelos quais as pessoas do seu meio sociocultural entendem, interpretam e representam a realidade.

Por meio do trabalho com a linguagem oral e escrita, nossa escola procura promover experiências significativas de aprendizagem da língua na Educação Infantil. E isso dada a sua importância para a formação do sujeito, a interação com as outras pessoas e o desenvolvimento do pensamento.

Eixo: Ciências Sociais e Naturais

Na Educação Infantil, Ciências Sociais e Naturais correspondem ao eixo de aprendizagens sobre o mundo físico e social. Por isso, atividades de exploração dos espaços e do ambiente são imprescindíveis para que as crianças sejam educadas para a curiosidade. Assim também como as investigações sobre diferentes temas da natureza e da cultura.

A partir dos 4 anos, as crianças começam a pensar a partir de evidências. Isto significa que algumas experiências do cotidiano levam os pequenos a formar esquemas de percepção. E estas formulações os ajudam a antecipar o que é natural, ou seja, o que ocorre em várias situações da sua rotina. Por isso, aos poucos, a criança passa a identificar a distribuição usual de alguns objetos no espaço e a sucessão temporal que caracteriza estas situações.

Tendo isto em vista, na rotina da CASA de Aprendizagens, estimulamos que as crianças vivenciem e interajam com os espaços e os objetos sozinhas. Provocamos os momentos de pesquisa, com a elaboração de problemas que vão dos simples aos mais complexos. Desta forma, privilegiamos a convivência em diferentes espaços, bem como a observação das características de plantas e animais.

Eixo: Artes Cênicas

O teatro, no processo de formação da criança, cumpre uma importante função integradora. Com isso, ele também dá oportunidade para que ela se aproprie crítica e construtivamente dos conteúdos sociais de sua comunidade mediante trocas com seus grupos.

No dinamismo da experimentação, da fluência criativa propiciada pela liberdade e segurança, a criança pode transitar livremente por todas as suas urgências internas. Desta forma, o ato criativo integra imaginação, percepção, emoção, intuição, memória e raciocínio.

O teatro, enquanto proposta de Educação, trabalha com o potencial que todas as pessoas possuem. Assim, ele transforma este recurso natural em um processo consciente de expressão e comunicação. A representação ativa integra os processos individuais e possibilita a ampliação do conhecimento da realidade. Pois, a arte de dramatizar propicia a busca de si, o mergulho nos sonhos e a superação de desafios, podendo ainda modificar comportamentos cotidianos.

Eixo: Corpo e Movimento

O movimento e a expressão corporal são importantes dimensões culturais da humanidade. Por isso, a linguagem corporal constitui-se como possibilidade de a criança se apropriar criativamente de sua cultura e se comunicar com o mundo. A dança, por exemplo, favorece às crianças conhecerem qualidades resultantes da combinação de espaço, peso/força, tempo e fluência. Além disso, ela envolve, de forma articulada, o trabalho com corpo e movimento, música e matemática.

A significação do movimento da criança depende de habilidades motoras próprias a cada estágio de desenvolvimento, as quais, conforme acreditamos, devem ser fomentadas pela escola. Neste sentido, a CASA de Aprendizagens oferece um ambiente físico especialmente dedicados a estas atividades, que é a nossa sala de movimento. Neste espaço, que é também social, as crianças sentem-se acolhidas e encorajadas a se arriscarem. O que ainda lhes propicia vencer obstáculos e expandir a sua capacidade física e motora.

Perceber e registrar as impressões sobre o mundo é um processo contínuo, que se constitui a partir das linguagens expressivas. Por isso, nossos educadores e educadoras promovem o acesso das crianças a um amplo repertório de manifestações culturais. Neste sentido, buscamos um contato direto com diversas produções, que vão desde artesãos regionais a referências eruditas.

EIXO: MÚSICA

A música é uma linguagem muito importante na comunicação e expressão humanas. Ela integra aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos e promove a interação e a comunicação social. Por isso, na CASA de Aprendizagens, estimulamos as brincadeiras vocais, a fim de que as crianças explorem possibilidades de comunicação com e pelo som.

Conforme acreditamos, cantar para as crianças e/ou com elas são ótimas oportunidades de partilha musical, permeadas de alegria e sensibilidade. Para tanto, dispensamos especial atenção ao repertório apresentado, que deve ser amplo e diversificado, expressando qualidade. E isto porque, para além do divertimento, a escolha do repertório tem por objetivo qualificar a escuta das crianças e favorecer sua aprendizagem.

Na música, as características da produção centradas na experimentação, imitação e apreciação possibilitam às crianças perceberem tanto sons e silêncios quanto estruturas e organizações musicais. Por meio do prazer da escuta, elas desenvolvem a capacidade de observação, análise, reconhecimento e reflexão sobre questões relativas à criação. Neste sentido, a linguagem musical, conforme trabalhada na CASA de Aprendizagens, é considerada nas suas diversas possibilidades de integração com outras áreas do conhecimento.

Eixo: Artes Visuais

As Artes Visuais são valiosas estratégias de organização do pensamento simbólico e, portanto, devem fazer parte do planejamento cotidiano da escola. Enquanto linguagem artística, elas devem ser compreendidas em suas especificidades e não podem ser desarticuladas das demais ações lúdicas infantis. Por isso, a ação do educador ou educadora deve ir além da disponibilização de materiais para produção de trabalhos artísticos. E, acima de tudo, ela deve enfatizar o processo de desenvolvimento e apropriação da linguagem gráfico-plástica.

Crianças pequenas têm grande curiosidade em explorar materiais. E, neste sentido, incentivar a curiosidade, trabalhando os sentidos por meio de brincadeiras e jogos simbólicos, é tarefa essencial da Educação Infantil. O desenho também tem grande importância nesta fase, assim como a pintura, modelagem, construção tridimensional, colagem etc. Estas são situações ricas, em que a criança cria e recria formas expressivas individualmente.

Mas, para possibilitar o desenvolvimento da linguagem gráfico-plástica, é necessário organizar um ambiente favorável, com materiais diversificados. Por isso, na CASA de Aprendizagens, temos várias salas ambientes com este propósito. Algumas delas são o nosso ateliê, a sala de movimento, a sala lis – abreviação de leitura, imagem e som – e a sala multimídia. E isso para que pensamento, imaginação e percepção sejam trabalhados de forma integrada, favorecendo o desenvolvimento das capacidades criativas e cognitivas das crianças.

ENTRE EM CONTATO COM A CASA DE APRENDIZAGENS

TEREMOS SATISFAÇÃO EM ATENDER SUAS NECESSIDADES

Agende Uma Visita

Casa 1
Rua Dona Germaine Burchard, 197 - Perdizes
Fones: (11) 3862-0934 | (11) 3675-1474

Casa 2
Rua Dona Germaine Burchard, 239 - Perdizes
Fone.: (11) 2338-3920

Casa da Primeiríssima Infância
Rua Melo Palheta, 57 - Perdizes
Fone: (11) 2373-5616

fale conosco

Celular/WhatsApp:
(11) 94593-9959

redes sociais

Casa de Aprendizagens
© 2019-2022 - CASA de Aprendizagens - Todos os direitos reservados