A experiência consiste primariamente em relações ativas entre um ser humano e seu ambiente natural e social. […] Exatamente na proporção em que se estabelecem conexões entre aquilo que sucede a uma pessoa e o que ela faz em resposta, e entre aquilo que a pessoa faz a seu meio e o modo por que esse meio lhe corresponde, adquirem significação os atos e as coisas que se referem a essa pessoa.
John Dewey
Como estratégia de concretização dos pilares – Arte, Autoconhecimento e Democracia – condutores da prática pedagógica da CASA de Aprendizagens –, trabalhamos com a Pedagogia de Projetos. Tal abordagem propõe que o processo da aprendizagem se estabeleça por meio da experiência. Assim, é construída uma conexão entre bebês, crianças e jovens e um projeto de pesquisa que desperte o interesse dos estudantes.
Tal concepção educativa desmistifica a ideia segundo a qual a pesquisa é propriedade dos meios acadêmicos e só se realiza efetivamente na universidade. E isso porque ela se fundamenta na observação empírica dos bebês, que desde seu nascimento, são investigadores natos. O esforço de pesquisa para que consigam se virar na cama, engatinhar, andar, falar, é muito grande e já os torna verdadeiros exploradores científicos.
Outra característica da Pedagogia de Projetos é a intencionalidade. Neste sentido, é essencial que os projetos de pesquisa sejam escolhidos a partir de objetivos que os educadores pretendam que bebês, crianças e jovens desenvolvam. Ou seja, objetivos com propósitos relacionados ao conjunto dos conhecimentos que os estudantes precisam construir.
Na CASA de Aprendizagens, a Pedagogia de Projetos está no centro da organização didática. As pesquisas são propostas de modo a outorgar aos estudantes o protagonismo da construção de seus aprendizados. E os projetos se encaminham de acordo com as orientações da Base Nacional Comum Curricular, dos Parâmetros Curriculares Nacionais e das Diretrizes da Educação Infantil.
A Pedagogia de Projetos, como trabalhada na CASA de Aprendizagens, propicia uma visão interdisciplinar do conhecimento, na medida em que coaduna diferentes áreas de estudo. Deste modo, temas provocadores de experiências investigativas mobilizam toda a escola na investigação de um determinado e mesmo assunto.
O papel do educador, de acordo com esta abordagem, é o de favorecer a educação com base nas descobertas. Sendo que as conquistas alcançadas são fruto direto das pesquisas realizadas por bebês, crianças e jovens. Assim, uma das tarefas do educador é estimular o desenvolvimento da autonomia dos estudantes, ao viabilizar que busquem seus saberes e os, de fato, experienciem.
R. Dona Germaine Burchard, 197
Perdizes - São Paulo -SP
Fones: 11 3862-0934 | 11 3675-1474
R. Dona Germaine Burchard, 239
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: 11 2338-3920
Rua Melo Palheta, 57
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: (11) 2373-5616
© 2024 – CASA de Aprendizagens – Todos os direitos reservados