A EMPATIA E OS SEUS EIXOS DE INVESTIGAÇÃO

Ainda no ano de 2020, educadores e estudantes do Ensino Fundamental II construíram juntos o tema que nortearia os processos de pesquisa de 2021: Empatia: Como e por que se deslocar se de si para conhecer o outro, se colocar na situação do outro, construindo senso ético?

Definido o campo a ser investigado, durante a Jornada Pedagógica realizada no início deste ano, os professores discutiram possíveis abordagens relacionadas às diferentes áreas do conhecimento. E o conceito de empatia os levou à construção de três diferentes eixos: Contradições, Ética e Deslocamentos.

A EMPATIA E OS SEUS EIXOS DE INVESTIGAÇÃO

Cada um destes eixos engloba três ou quatro disciplinas, que criam em conjunto uma nova pergunta. Estas outras questões se configuram como trilhas pesquisa na busca de possíveis respostas para a pergunta investigativa que as congrega.

 

EIXO CONTRADIÇÕES

CIÊNCIAS – TEATRO – INGLÊS – JOGOS – BRINCADEIRAS

É comum escutarmos que deveríamos ser mais empáticos ou mesmo, frente a algumas situações do dia a dia, reconhecermos ter fracassado no exercício da empatia. Quando surgem tais comentários ou pensamentos, normalmente, temos a impressão de que a empatia está associada a uma compreensão positiva do fato em análise. Bem como chegamos a considerar que a atitude empática se dê independentemente da situação examinada.

No entanto, quando tentamos exercer a empatia em determinados momentos, acabamos entrando em conflito com nós mesmos. Por isso, o eixo em questão parte do princípio da contradição para refletir sobre o assunto. E, tendo isso em vista, pretende traçar uma linha de pesquisa baseada nos opostos, viabilizando uma melhor compreensão da empatia e da ética.

Assim, o Eixo Contradições, que contempla, interdisciplinarmente, Ciências, Teatro, Inglês, Jogos e Brincadeiras, se coloca as seguintes perguntas:

– Estaria a empatia relacionada ao certo ou errado, bom ou ruim?

– Nascemos empáticos ou aprendemos a exercer a empatia?

E, por meio destes questionamentos, mobiliza suas investigações no sentido da ciência da empatia, de modo que ela seja pensada e praticada de modo consciente. Pois, deste modo, espera-se proporcionar o olhar, a escuta e a ação sensíveis ao indivíduo que a exercita.

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EIXO ÉTICA

FILOSOFIA – HISTÓRIA – LÍNGUA PORTUGUESA – MÚSICA

Não é de hoje que temos a consciência de que a sociedade contemporânea é extremamente desigual, marcada pela competição e pelo consumo desenfreado. O que, por sua vez, tem acarretado uma existência autocentrada, a qual contradiz a coexistência das pessoas no mesmo espaço e tempo. Concernente a isso, o Eixo que aqui se apresenta observa a necessidade de se compreender uma ética baseada na empatia.

O Eixo Ética, que abrange Filosofia, História, Língua Portuguesa e Música, abre seu escopo de análise. Busca por propostas educativas que permitam o desenvolvimento da capacidade de assumir perspectivas cada vez mais amplas de convivência. Isso considerando, primeiramente, a perspectiva do “eu – ego”, onde tudo gira em torno de si, e a expandido até alcançar a visão do “nós”. Desta mirada, em que as coisas giram em torno da nossa família e do nosso grupo, visa-se ainda chegar a “todos”.

Totalidade esta que compreende não apenas os seres humanos, mas também as demais espécies viventes do planeta. Em uma sociedade pautada pelo individualismo, pretende-se reconhecer a empatia como força coletiva capaz de alterar eticamente os contornos da paisagem social e política.

Logo, o pensamento ético deste eixo visa a alteridade, a coletividade e a cooperação. E se justifica pela necessidade de incorporar não apenas os conceitos, mas, sobretudo, o exercício da empatia em nossa vida cotidiana. Já que, em meio a pluralidade de valores que vivemos, faz-se necessário uma compreensão empática da realidade para tomarmos decisões éticas de forma equânime.

 

EIXO DESLOCAMENTOS

GEOGRAFIA – MATEMÁTICA – ARTES

Ao evidenciar um dos termos da pergunta investigativa, o Eixo Deslocamentos visa desdobrar e aprofundar esta questão inicial. Para tanto, ele parte da seguinte indagação:

– Como se deslocar para provocar reflexões – em mim e no meio –, a fim de construir uma consciência empática e ética?

Desta forma, ele busca compor a interdisciplinaridade a partir do desenvolvimento de percepções do ser empático – eu/outro – relacionadas à ocupação do território, especialmente o brasileiro. E contempla as seguintes áreas do conhecimento: Geografia, Matemática e Artes.

Com a intenção ainda de esmiuçar a provocação inicial lançada por este eixo de pesquisa, outros questionamentos se colocam. Como são nossos deslocamentos individuais e coletivos? Qual a relação da empatia com os deslocamentos, a ocupação do território e a intervenção no meio? Com isso, objetiva-se construir relações e novos significados sobre nossos deslocamentos pessoais e coletivos. Aprendizados estes que serão calcados nos conceitos de empatia e senso ético.

Consequentemente, percepções sobre a empatia serão desenvolvidas em vivências e reflexões teórico-práticas, visando a ampliação das perspectivas e possibilidades de intervenção humana no meio. Ao mesmo tempo, serão pesquisados o ser empático e a relação de nossos deslocamentos com a empatia e o senso ético. E isso de modo a estimular a investigação e opinião a respeito de ações/intervenções no meio consideradas mais empáticas e éticas pelos estudantes.


Os Eixos Contradições, Ética e Deslocamentos foram criados para alimentar os debates e potencializar as reflexões em torno do tema provocador. Pois, conforme acreditamos e praticamos, estes eixos permitem a aproximação do conceito-chave, partindo de rotas investigativas diferentes e, portanto, viabilizando que diferentes pontos de vista sejam abordados e construídos por educadores e educandos.

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