Atitudes pedagógicas da CASA de Aprendizagens

Se eu não amo o mundo, se não amo a vida, se não amo as pessoas, não posso entrar em diálogo.
Paulo Freire

Escuta atenta - olhar sensível - diálogo horizontal e circular

Na CASA de Aprendizagens, nós trabalhamos com três pilares que conduzem a nossa prática pedagógica: a Arte, o Autoconhecimento e a Democracia.  E para que estes eixos se efetivem em nosso cotidiano escolar, nós os projetamos enquanto atitudes que orientam as relações entre educadores e estudantes. Estas atitudes são: a Escuta Atenta, o Olhar Sensível e o Diálogo Horizontal e Circular.

Escuta Atenta

Primeiramente, cabe dizer que a infância é um conceito construído historicamente. Como tal, ele está em constante transformação, de acordo com diferentes épocas e contextos. A criança já foi entendida – e em muitos lugares é até hoje – como um receptáculo de informações. No entanto, na CASA de Aprendizagens, ela é um sujeito detentor de direitos e produtor de histórias.

Diferentemente da lógica transmissiva das escolas tradicionais, reconhecemos os bebês, crianças e jovens como seres que são e não que virão a ser. Neste sentido, cada estudante carrega consigo certas especificidades, que não podem ser ignoradas em um processo de ensino-aprendizagem. Por isso ainda, nossos educadores procuram valorizar os conhecimentos prévios das crianças, o que requer, sem dúvida, uma Escuta Atenta.

CASA de Aprendizagens Escola de Ensino Infantil

CASA de Aprendizagens Atitudes Pedagógicas

Olhar Sensível

Na CASA de Aprendizagens, bebês, crianças e jovens são entendidos como indivíduos plenos, compostos de razão e emoção, mente e corpo. Consequentemente, as práticas pedagógicas de nossa escola têm como diretrizes as interações e as brincadeiras significativas. E estas atividades têm por objetivo encorajar cada vez mais o processo de ensino-aprendizagem de nossos estudantes.

Nossa escola procura viabilizar um espaço seguro para que os estudantes possam explorar suas próprias capacidades. Ao mesmo tempo, nossos educadores buscam estimulá-los a conhecer novas possibilidades, a partir do desenvolvimento da confiança em si mesmos. Esta intenção pedagógica, que exige o reconhecimento das competências e a valorização da linguagem da criança, requer, sem dúvida, um Olhar Sensível.


A CASA de Aprendizagens aposta em uma pedagogia participativa, na qual bebês, crianças e jovens são sujeitos ativos do processo educativo. Dessa forma, nossos educadores procuram desenvolver ações que levem os estudantes a se inserirem no contexto de sua aprendizagem e a desenvolverem sua autonomia.

Acreditamos que bebês, crianças e jovens nunca devam perder o gosto pela investigação que os caracteriza. E mais, que eles devam ter liberdade para exercer sua criatividade e inventividade. Assim, em nossa escola, prezamos pelo procedimento da pesquisa e pela construção conjunta do conhecimento, o que requer, sem dúvida, um Diálogo Horizontal e Circular.

CASA de Aprendizagens Educação Infantil

Por isso, consideramos nossa pedagogia inovadora, posto que afetiva e respeitosa. Acreditamos nas diferenças e particularidades de cada um; acreditamos que cada indivíduo é único; acreditamos que todos somos iguais, ainda que com suas especificidades. Acreditamos na criança enquanto um sujeito histórico, ético e social. Acreditamos que, por meio de suas experiências, ela pode desenvolver sua plenitude, ampliar os conhecimentos de si e do mundo que a cerca. 

Agende Uma Visita

Casa 1
Rua Dona Germaine Burchard, 197 - Perdizes
Fones: (11) 3862-0934 | (11) 3675-1474

Casa 2
Rua Dona Germaine Burchard, 239 - Perdizes
Fone.: (11) 2338-3920

Casa da Primeiríssima Infância
Rua Melo Palheta, 57 - Perdizes
Fone: (11) 2373-5616

fale conosco

Celular/WhatsApp:
(11) 94593-9959

redes sociais

Casa de Aprendizagens
© 2019-2021 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Gayatri Digital e Fábrica do Texto