A Documentação Pedagógica na CASA de Aprendizagens

Observar uma situação pedagógica é olhá-la, fitá-la, mirá-la, admirá-la para ser iluminada por ela. Observar uma situação pedagógica  não é vigiá-la, mas sim fazer vigília por ela, isto é, estar e permanecer acordado por ela, na cumplicidade da construção do projeto, na cumplicidade pedagógica. Madalena Freire

Práxis reflexiva e elaboração da experiência

Ao longo de sua caminhada, a CASA de Aprendizagens vem procurando, investigando e implantando práticas pedagógicas inovadoras. Esta incessante busca, traduzida em nossas ações, se faz em respeito às particularidades de cada estudante. E objetiva, assim, contribuir para o seu afloramento, seu desenvolvimento, sua criatividade, viabilizando o crescimento livre e autônomo de todas as suas potencialidades.

Neste sentido, uma das práticas adotadas pela CASA de Aprendizagens é a da Documentação Pedagógica como ferramenta de reflexão educativa. Pois, conforme acreditamos, está é uma estratégia ética, investigativa e que dá voz aos educandos.

Assim, a Documentação Pedagógica possibilita a visualização da originalidade dos processos construtivos de bebês, crianças e jovens. Permite figurar suas experiências individuais e em grupo, por meio de textos escritos, imagens e objetos. Neste sentido, educador ou educadora e educando se mostram coconstrutores de uma história singular e de conhecimentos.

Por isso, na CASA de Aprendizagens, partimos do pressuposto de que o ato de documentar é fundamental para os processos vivenciados na escola. E isso para que eles se tornem conhecidos, compreendidos e problematizados em sua essência. Mas, para tanto, é também fundamental definir com clareza o que constitui o processo de documentar.

Na educação, o termo Documentação Pedagógica foi inserido na realidade brasileira a partir das experiências italianas. E esta inserção teve como objetivo dar visibilidade a várias formas de compreender os estudantes, suas realizações e processos de aprendizagem durante o trabalho educativo.

As possibilidades presentes na Documentação Pedagógica são numerosas e relevantes para a concretização e aperfeiçoamento do trabalho docente. Mas não só, pois elas também se prestam à ampliação dos espaços de aprendizagem e desenvolvimento do educando. E isso porque ela viabiliza o reconhecimento de modos de ser e agir em espaços coletivos.

Porém, a Documentação Pedagógica compõe-se não somente do ato de observar e registrar. Ela ainda contempla os atos de analisar e refletir, compartilhar interpretações, contemplar o passado, compreender o presente e projetar o futuro do trabalho educativo.

Desta forma, a Documentação Pedagógica é mais que uma compilação de textos, tarefas, instruções, fotos, filmes e tudo mais que se quiser acrescentar. Ainda que a junção dos elementos componentes seja um momento, este é apenas um momento e há outros tão essenciais para que a Documentação Pedagógica cumpra seu papel. Sendo este aclarar a assertividade do trabalho docente e evidenciar a qualidade da aprendizagem e do desenvolvimento alcançados pelo estudante.

Portanto, conforme acreditamos, a Documentação Pedagógica faz parte do processo de pesquisa. E isso na medida em que ela é o ponto de partida para o estabelecimento de um diálogo entre teoria e prática. E permite o confronto das representações feitas da realidade observada e registrada com sistemas conceituais articulados.

Por isso, na CASA de Aprendizagens estamos em constante processo de construção desta ferramenta extremamente potente e reveladora que é a Documentação Pedagógica. Nossos educadores e educadoras, a cada semestre, se habilitam mais como coautores dos conhecimentos e enfatizam o protagonismo do estudante. Assim, para nós, valer-se da Documentação Pedagógica é estarmos preocupados com a promoção de ajustes no ensino e, deste modo, com a transformação da educação.

confira

Documentação Pedagógica - 1º Semestre 2020

Agende Uma Visita

Casa 1
Rua Dona Germaine Burchard, 197 - Perdizes
Fones: (11) 3862-0934 | (11) 3675-1474

Casa 2
Rua Dona Germaine Burchard, 239 - Perdizes
Fone.: (11) 2338-3920

Casa da Primeiríssima Infância
Rua Melo Palheta, 57 - Perdizes
Fone: (11) 2373-5616

fale conosco

Celular/WhatsApp:
(11) 94593-9959

redes sociais

Casa de Aprendizagens
© 2019-2021 - Todos os direitos reservados