Já em Aristóteles podemos encontrar o papel da Arte na formação dos cidadãos, motivados pelo prazer em aprender. Mas não precisamos ir tão longe para constatar empiricamente que, ao se relacionar com o mundo a sua volta, o sistema sensório dos bebês é o primeiro a ser acionado, a fim de que construam suas próprias referências simbólicas.
Sendo assim, suas expressões mais genuínas se fazem ver, inicialmente, no campo das linguagens artísticas, seja através de movimentos, da dança, dos desenhos e das representações sonoras e corporais. A Arte se configura, portanto, como a forma de investigação própria aos bebês, às crianças e aos jovens e, sem dúvida, como um meio de pesquisa e apreensão do mundo, bem como de elaboração dos conhecimentos apreendidos.
Ainda que historicamente, a potência educativa da Arte seja amplamente reconhecida, ela é muitas vezes negligenciada como um meio para o aprendizado. E, em seu lugar, são impostos rígidos padrões de conduta, baseados em regras criadas por adultos, que com as melhores das intenções, as julgam incontestáveis.
Por isso, na CASA de Aprendizagens procuramos manter vivo o gosto de nossos estudantes para a descoberta e investigação espontâneas do mundo e, assim, para a elaboração de seus conhecimentos. Para tanto, encorajamos as formas de expressão artísticas próprias a eles, as quais nos propomos também a expandir.
R. Dona Germaine Burchard, 197
Perdizes - São Paulo -SP
Fones: 11 3862-0934 | 11 3675-1474
R. Dona Germaine Burchard, 239
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: 11 2338-3920
Rua Melo Palheta, 57
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: (11) 2373-5616
© 2024 – CASA de Aprendizagens – Todos os direitos reservados