a construção do mapa projetual da primeiríssima infância ao ensino fundamental i

É preciso ter esperança. Mas tem de ser esperança do verbo esperançar. Porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. Esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. “Ah, eu espero que melhore, que funcione, que resolva”. Já esperançar é ir atrás, é se juntar, é não desistir. É ser capaz de recusar aquilo que apodrece a nossa capacidade de integridade e a nossa fé ativa nas obras. Esperança é a capacidade de olhar e reagir àquilo que parece não ter saída. Por isso, é muito diferente de esperar; temos mesmo é de esperançar.
Paulo Freire

Esperançar – Pedagogia dos Sonhos Possíveis

O Tema Provocador de Experiências Investigativas escolhido para iluminar os projetos de pesquisa de 2022 da CASA de Aprendizagens é: “Esperançar – Pedagogia dos Sonhos Possíveis”. Ele foi inspirado em Paulo Freire, nosso patrono da Educação, cujo centenário foi amplamente comemorado em 2021.

Em um momento tão cheio de impasses, como o que estamos vivemos, nosso objetivo é incentivar “a capacidade de olhar e reagir àquilo que parece não ter saída”, como Freire define a esperança na epígrafe deste texto. E o caminho que antevemos para isso é a Educação, por meio da prática da “Pedagogia dos sonhos possíveis”.

Sendo assim, o Mapa Projetual da Primeiríssima Infância ao Ensino Fundamental foi construído por todos os educadores e educadoras das CASAS 1 e 2, com base no Tema Provocador. Para tanto, foi adotada a abordagem do design thinking, que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa, de modo a reunir o máximo de perspectivas diferentes.

Paulo Freire Educador

Paulo Freire


A prática do design thinking

O conceito de design thinking foi definido como uma forma de ação criativa por Rolf Faste, professor de Stanford. Na sequência, o termo foi adaptado por David M. Kelley, colega de Faste e fundador da IDEO, uma das maiores empresas estadunidenses de consultoria de design de produtos. E é a partir de então que sua aplicação se populariza em diferentes áreas.

Um dos usos mais comuns do design thinking é na elaboração de novos produtos e serviços. Nesse sentido, ele pretende expandir o olhar criativo lançado à produção, que frequentemente leva em consideração apenas o consumidor final. Ao invés disso, o design thinking valoriza todas as pessoas envolvidas na confecção de algo, que passam a estar no centro do processo de idealização.

Por isso, ainda, trabalhos em equipe são comuns no design thinking, que propõe a reunião de conhecimentos multidisciplinares. As empresas, por exemplo, utilizam essa abordagem para solucionar os mais diversos problemas, acreditando que ao reunir pontos de vista distintos, alcançarão um entendimento mais completo sobre determinado assunto.

Rolf Faste professor de Stanford criador do design thinking

Rolf Faste


Os eixos de pesquisa

Tendo isso em vista, a prática do design thinking foi adotada como ferramenta para a criação do Mapa Projetual, visando a união de saberes e conhecimentos em uma construção conjunta. Para tanto, e ainda apoiados no design thinking, nosso ponto de partida foi o mapeamento das experiências culturais, das visões de mundo e dos processos de vida dos implicados nessa construção. Do processamento dessa abordagem, nasceu então um novo enunciado: “Diálogo com Paulo Freire – Suas pedagogias, leitura de mundo e esperança como CONSTRUÇÃO e RESISTÊNCIA”.

No intuito de obter uma visão mais completa do “problema” levantado e, dessa forma, melhor identificar as barreiras e gerar alternativas viáveis para transpô-las, alguns Eixos de Pesquisa foram criados. EDUCAÇÃO, POLÍTICA e TERRITÓRIO/TRAJETÓRIA são os três eixos a serem investigados ao longo do semestre, que se desdobram em muitos outros temas.

Para citar um desses desdobramentos, o Eixo Educação se fraciona em: Alfabetização, Saber Popular, Educador/Educando, Zona Rural/Zona Urbana, entre outros. Como se observa, todas essas fragmentações estão “em diálogo” com a visão freiriana de Educação e são impulsionadoras de campos amplos e ricos de pesquisa.

Uma vez identificados os eixos, buscaremos junto aos educandos, alternativas e hipóteses que serão em breve registradas aqui. Pois este é um espaço não só de registro de nossa proposta educativa, como de democratização de nossa prática. Então, não deixe de nos acompanhar!



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