Na CASA de Aprendizagens, acreditamos ser de extrema importância compartilhar com os núcleos familiares o processo de cada estudante. Para tanto, algumas práticas são elaboradas a fim de aproximar as famílias do que acontece na cotidianidade escolar. Um exemplo disso é o Semanário, realizado desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental I.
Partindo das Projetações, os educadores e educadoras da CASA de Aprendizagens elaboram um documento a que chamamos Semanário. Construído desde o primeiro contato com a turma, ele permite que se acompanhe todo o processo de investigações dos estudantes.
O Semanário, portanto, se inicia com o registro dos conhecimentos prévios das crianças acerca do sujeito de pesquisa escolhido para o grupo. E, a partir das avaliações de suas primeiras hipóteses, ele apresenta os contextos significativos de estudo realizados no período de uma semana.
Dessa forma, o Semanário documenta a intencionalidade do educador ou educadora e, com isso, auxilia na organização da cotidianidade escolar. Ao mesmo tempo, ele enfatiza o processo dos estudantes enquanto protagonistas de suas aprendizagens.
O Semanário também permite aos tutores e tutoras das turmas explorarem cuidadosamente a curiosidade e o interesse dos estudantes com base no tema em questão. E isso porque tal ferramenta pedagógica viabiliza que investigações já realizadas sejam relançadas na semana ou no mês seguinte.
Assim, o Semanário oportuniza a interação com novas situações desafiadoras, de forma a alargar o pensamento dos estudantes para o que está em foco na pesquisa. E contribui semanalmente para a verificação dos possíveis avanços ou da necessidade de recuo dos estudos em andamento.
Enquanto um instrumento comunicação com a comunidade escolar, o Semanário guarda algumas de suas mais importantes características. Pois ele pode ser tomado pelas famílias para alimentar as pesquisas dentro de suas casas, com outras abordagens, mídias etc.
O que, por sua vez, acaba ainda por enriquecer o próprio cotidiano escolar, na medida em que os estudantes sempre têm novidades para dividir com sua turma.
Logo, o Semanário configura-se como uma prática educativa de caráter dinâmico e flexível, que auxilia na construção diária do conhecimento.
Como procuramos mostrar, o Semanário se define como um documento que aproxima as ações da escola das famílias dos estudantes. Consequentemente, ele busca estabelecer um diálogo para revelar o caminho de pesquisa a ser percorrido e as descobertas feitas pelas crianças.
De acordo com o que acreditamos na CASA de Aprendizagens, uma educação transformadora só é possível com a participação das famílias. E o Semanário é um dos meios que encontramos para que essa caminhada possa acontecer de modo colaborativo e compartilhado.
Seminário Internacional sobre a Abordagem Reggio Emilia
Como a História do Brasil é contada hoje
A Pesquisa da CASA em torno de um sujeito
Culminâncias do 1º Semestre na CASA
Férias na CASA de Aprendizagens
Três ambientes de aprendizagem do estudo do meio
R. Dona Germaine Burchard, 197
Perdizes - São Paulo -SP
Fones: 11 3862-0934 | 11 3675-1474
R. Dona Germaine Burchard, 239
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: 11 2338-3920
Rua Melo Palheta, 57
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: (11) 2373-5616
© 2024 – CASA de Aprendizagens – Todos os direitos reservados