Entender a criança como protagonista do processo de aprendizagem significa, entra outras coisas, oportunizar que ela participe ativamente das propostas de ensino. Por isso, a Oficina de Pintura Corporal foi oferecida pelos estudantes da Turma 4ª (2º e 3º anos do Ensino Fundamental I) para as demais crianças da CASA de Aprendizagens.
Além de muito diversão, essa atividade estimulou outros conhecimentos e se transformou na feitura de massinha artesanal. E isso porque as crianças resolveram misturar farinha às tintas, e teve início uma pesquisa voltada às diferentes cores, combinações e modelagens.
Já a Feira de Trocas foi uma das ações mais esperadas da SACA e consistiu na troca de brinquedos entre as crianças por um dia. Essa dinâmica permitiu aos estudantes se conhecem a partir do que costumam brincar em suas casas. Mas também possibilitou a experiência da novidade, sem que ela implicasse a aquisição de um brinquedo em uma loja. O que ainda viabilizou que as crianças vivenciassem, na prática, a cultura do consumo sustentável.