ESCOLA SEM SALA DE AULA É ESCOLA?

Na CASA de Aprendizagens, sim!

Todos os ritos escolares, normatizados e naturalizados ao longo da história, merecem atenção especial em nossa escola. Neste sentido, praxes que sugerem algum tipo de enquadramento, seja dos corpos e/ou mentes e/ou sentimentos e emoções, são problematizadas.

Assim como sua função para o papel que, acreditamos, deve ser o da educação, se mantém em constante processo de discussão.


[…] cada vez que ensinamos, prematuramente, a uma criança, alguma coisa que poderia ter descoberto por si mesma, esta criança foi impedida de inventar e consequentemente de entender completamente.

Jean Piaget


 

COMO PENSAMOS OS ESPAÇOS NA CASA DE APRENDIZAGENS?

As salas de aula tradicionais, pelas quais muitos de nós passamos, revelam em sua estruturação alguns comportamentos sociais que podem e devem ser questionados. Sua disposição tende a organizar a percepção dos estudantes de modo a centralizá-la no sentido da visão e a direcioná-la para uma só direção. Desta forma, os corpos são também disciplinados, e a imobilidade e o silenciamento se tornam fatores positivos para tal concepção educativa.

Por isso, em nossa escola, escolhemos pela casa, lugar de aconchego e liberdade. A ideia de casa contém, entre muitas outras coisas, o quintal, lugar mágico que nos remete ao brincar ao ar livre. E esta relação direta com o sol e a natureza está no centro da proposta educativa da CASA de Aprendizagens.

O que muitos de nós, pais e mães, pudemos ainda vivenciar, tem sido cada vez mais tolhido da cultura infanto-juvenil. O aumento acentuado no uso de dispositivos eletrônicos, a ênfase em atividades e conquistas programadas são alguns fatores decisivos para isso. Mas também, para muitas famílias, a falta de locais seguros para o brincar ao ar livre corrobora esta situação.

No entanto, relações genuínas com o mundo são fundamentais para a construção dos valores que bebês, crianças e jovens desenvolvem. Neste sentido, valorizar é uma condição do preservar, assim como o conhecer é determinante ao valorizar. E o futuro do nosso planeta depende das novas gerações, que precisam ter o prazer de aprender com ele.


 

POR QUE ESCOLHER O QUINTAL E NÃO A SALA DE AULA COMO MODELO EDUCATIVO?

Estas são, sem dúvida, prerrogativas de se brincar ao ar livre. Porém, ainda há muitas outras razões, que fazem com que a CASA de Aprendizagens privilegie estes momentos e reserve espaços próprios a tais atividades. Os bebês, crianças e jovens precisam aprender a trabalhar juntos, fazer amigos, compartilhar e cooperar. E o livre brincar é uma forma de interação prazerosa, que viabiliza, como poucas, o desenvolvimento da socialização.

As crianças também precisam ser encorajadas a se aventurar, pois este é um dos caminhos para a investigação e a pesquisa. Como pais e mães, isto nos gera certa preocupação, pois queremos que nossos filhos estejam seguros e protegidos. Por isso, na CASA de Aprendizagens procuramos coadunar aventura e segurança, de modo que os estudantes se sintam confiantes a se arriscarem.

Em nossa escola, incentivamos a exploração de todos os sentidos dos bebês, crianças e jovens. Em vista disso, buscamos proporcionar momentos de exploração fora da sala de aula, para que se abram aos conhecimentos que o mundo pode lhes oferecer.

Por sua vez, a concepção de casa, na CASA de Aprendizagens, lhes garante o conforto e a liberdade para tanto. E, como em casa, sujar roupas e sapatos faz parte do processo de se colocarem em investigação, em experiência, também na escola. Só assim acreditamos ser possível aos estudantes conhecer o mundo e a si mesmos, como nos quintais de nossa infância, que tanto nos ensinaram.

Conforme acreditamos, qualquer espaço de uma escola é um espaço de construção de conhecimento. E se, na CASA de Aprendizagens, não dispomos de salas formais de aula, temos muitos outros espaços educativos. Este é o exemplo das salas referências, no caso da Educação Infantil, e das salas de registro, no caso do Ensino Fundamental I e II.

Em nossa escola, trabalhamos ainda com salas ambientes. É assim que definimos o nosso ateliê, a sala de movimento, a sala lis – abreviação de leitura, imagem e som – e a sala multimídia. Além destas, também temos a oficina de informação, que é a nossa biblioteca, a cozinha experimental, o refeitório e os parques, as nossas áreas externas. E somado ao ecossistema que compõem a nossa escola está o Parque da Água Branca, a que nos referimos como o quintal da nossa CASA.


 

Sem a estruturação rígida da sala de aula, uma escola não só continua sendo uma escola, como assume o seu verdadeiro papel de educar!

Fique de olho em nossa página no Facebook e no Instagram para acompanhar a abertura de novas vagas!

E não deixe também de acompanhar as nossas postagens por aqui.

Agende Uma Visita

Casa 1

R. Dona Germaine Burchard, 197
Perdizes - São Paulo -SP
Fones: 11 3862-0934 | 11 3675-1474

Casa 2

R. Dona Germaine Burchard, 239
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: 11 2338-3920

Casa da Primeiríssima Infância

Rua Melo Palheta, 57
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: (11) 2373-5616

Fale Conosco

Localização

© 2024 – CASA de Aprendizagens – Todos os direitos reservados