Realizado pela RedSOLARE Brasil em dia 19 de novembro, aconteceu o Seminário Internacional sobre a Abordagem Reggio Emilia. Revelando o tema do evento, ele teve como título: “A Cotidianidade e a Pesquisa nas Creches e nas Escolas da Infância de Reggio Emilia”.
A programação do Seminário contou com comunicações de especialistas de Reggio Emilia. E também com a participação de educadoras brasileiras, que partilharam documentações das escolas em que atuam. Uma dessas escolas foi a CASA de Aprendizagens, representada pela educadora Naiara Melo.
A RedSOLARE é uma associação de instituições e pessoas para a difusão das ideias e das práticas de Reggio Emilia. Já o que se conhece como abordagem Reggio Emilia é uma experiência educativa desenvolvida na província italiana de mesmo nome, localizada no norte da Itália.
Sua origem remonta ao fim da Segunda Guerra, quando um grupo de cidadãos apostou na reconstrução da sociedade pela educação de suas crianças. Concretizada a partir de um esforço coletivo, do qual o pedagogo e educador Loris Malaguzzi fez parte, Reggio Emilia é uma escola diferenciada.
Enraizada na vontade das famílias, sua criação teve como objetivo projetar um mundo melhor por meio de seus filhos. Esse modelo educativo acabou municipalizado e multiplicou-se, abarcando quarenta por cento das escolas da cidade. E o que hoje se denomina Reggio Children é composto por treze creches e 21 pré-escolas.
A abordagem Reggio Emilia focaliza principalmente a Educação Infantil e se fundamenta na observação dos movimentos e ações infantis. Ou seja, ela é amparada no reconhecimento e na valorização das formas que as crianças encontram para explorar o mundo por meio de seus impulsos sensórios.
Baseando-se, assim, nas representações simbólicas, essa proposta educativa procura expandir algo próprio aos pequenos e pequenas. E, por isso, encoraja a criança a conhecer o meio a partir de suas múltiplas linguagens. Tal como exposto no conhecido livro de Malaguzzi, As Cem Linguagens da Criança, publicado no Brasil em dois volumes.
Tendo tudo isso em vista, as afinidades entre as propostas educativas de Reggio Emilia e da CASA de Aprendizagens são muitas. Nossas crianças também são incentivadas a experimentar e a descobrir o mundo a partir do manejo das diferentes linguagens às quais são apresentadas. Por isso, a educadora Naiara Melo foi convidada a representar nossa escola no evento realizado pela RedSOLARE.
Viabilizando reflexões importantes acerca da cotidianidade escolar, o Seminário Internacional foi de intensa troca de saberes e vivências. E, portanto, uma experiência extremamente enriquecedora para todos os participantes. Nós, da CASA de Aprendizagens, só temos a agradecer! É um orgulho, para nós, o reconhecimento de uma iniciativa educacional brasileira afinada com a abordagem Reggio Emilia!
Seminário Internacional sobre a Abordagem Reggio Emilia
Como a História do Brasil é contada hoje
A Pesquisa da CASA em torno de um sujeito
Culminâncias do 1º Semestre na CASA
Férias na CASA de Aprendizagens
Três ambientes de aprendizagem do estudo do meio
R. Dona Germaine Burchard, 197
Perdizes - São Paulo -SP
Fones: 11 3862-0934 | 11 3675-1474
R. Dona Germaine Burchard, 239
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: 11 2338-3920
Rua Melo Palheta, 57
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: (11) 2373-5616
© 2024 – CASA de Aprendizagens – Todos os direitos reservados