Todo conhecimento tem suas estruturas organizadas a partir de métodos e teorias que se relacionam com a natureza de cada indivíduo. Portanto, todos os indivíduos podem acessar o conhecimento nato e genuíno. Conhecer a si mesmo, construir uma autoimagem mais próxima da realidade, é uma condição que nos permite, enquanto sujeitos inseridos no mundo objetivo e subjetivo, desfrutar de uma vida saudável e equilibrada.
Sob a perspectiva de construção de personalidades morais autônomas e críticas, o Autoconhecimento impõe-se como uma necessidade. Esta construção passa pela tomada de consciência sobre como o próprio sujeito se vê e pela tomada de consciência de seus próprios valores e sentimentos. Por isso, na CASA de Aprendizagens, o Autoconhecimento é premissa para o exercício da cidadania e para a construção de relações democráticas.
Não se pode ignorar esta dimensão da natureza humana na estruturação do currículo escolar e nos objetivos da educação. Assim, acreditamos que a escola não pode se eximir desta responsabilidade, deixando aberta uma lacuna que possui um caráter impeditivo para a construção adequada da autoimagem e da personalidade das crianças a quem lhes compete educar. Pois não se formam cidadãos que não conseguem enxergar a si mesmos enquanto sujeitos individuais, mas que, ao mesmo tempo, vivem em relação com as demais pessoas à sua volta.
Desta forma, na CASA de Aprendizagens, acreditamos que a construção de consciências autônomas passa pela instauração de processos de autorregulação, os quais permitem aos sujeitos dirigir sua própria conduta por si mesmos. Para tanto, faz-se indispensável a aquisição da sensibilidade necessária para a percepção dos próprios sentimentos e emoções, os quais atuam como procedimentos essenciais no desenvolvimento da consciência moral dos sujeitos e como condutores de seus comportamentos e atitudes.
A escola, portanto, exerce um papel fundamental neste processo, por meio de um trabalho baseado em metodologias e conteúdo que solicitem a reflexão, a percepção e a regulação dos próprios sentimentos e emoções. Sua implementação cotidiana, na CASA de Aprendizagens, acontece nos momentos de assembleias e no desenvolvimento da capacidade dialógica dos estudantes.
Também nas aulas regulares, pautadas por conteúdos tradicionais, os processos de Autoconhecimento, em nossa escola, auxiliam na construção do autorrespeito e de valores morais universalmente desejáveis. Pois, conforme acreditamos, estes são aspectos relevantes para o exercício competente da cidadania e, por isso, essenciais à proposta educativa da CASA de Aprendizagens.
A epistemologia complexa toma forma a partir do conhecimento, que compreende o conhecimento dos limites do conhecimento. Não há conhecimento “espelho” do mundo objetivo. O conhecimento é sempre tradução e construção. Daí resulta que toda observação e toda concepção devem incluir o conhecimento do observador que concebe. Não há conhecimento sem autoconhecimento.
Edgar Morin
R. Dona Germaine Burchard, 197
Perdizes - São Paulo -SP
Fones: 11 3862-0934 | 11 3675-1474
R. Dona Germaine Burchard, 239
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: 11 2338-3920
Rua Melo Palheta, 57
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: (11) 2373-5616
© 2024 – CASA de Aprendizagens – Todos os direitos reservados