O fundamental é que o professor e alunos saibam que a postura deles, do professor e dos alunos, é dialógica, aberta, curiosa, indagadora e não apassivada, enquanto fala ou enquanto ouve. O que importa é que professor e alunos se assumam epistemologicamente curiosos.
Paulo Freire
Compondo, de forma intrínseca, os eixos condutores da proposta educativa da CASA de Aprendizagens está também a Democracia, mais precisamente, a concepção de uma educação democrática. Juntamente à Arte a ao Autoconhecimento, ela se configura como um dos guias para nossa uma prática inovadora, afetiva e respeitosa.
A Democracia não é apenas um sistema político ou uma forma de organização do Estado. Uma sociedade democrática não é, somente, aquela na qual os governantes são eleitos pelo voto. A Democracia prevê a participação de todos os membros da sociedade nos processos decisórios que se referem às suas vidas, ou seja, em casa, na escola, no bairro etc.
Para se considerar determinada formação social enquanto democrática, há que se avaliar o conjunto das relações e práticas desenvolvidas em todas as instâncias de inserção dos seus membros nesta mesma sociedade. Assim, a Democracia defende o direito de participação de todos nas decisões que beneficiem a qualidade de vida em sociedade. Porém, para que haja esta verdadeira participação, todos os indivíduos necessitam conhecer e viver desde sua infância os princípios democráticos, desenvolvendo assim sua autonomia democrática.
Ao assumir a perspectiva política e filosófica de uma educação democrática, a CASA de Aprendizagens acredita colocar seus estudantes como atores centrais do processo educativo. E, como ponto de partida para este exercício, nossa escola reconhece o direito de escolha dos bebês, crianças e jovens, no sentido do respeito às suas decisões, de acordo com suas próprias capacidades, desejos e valores.
Neste sentido, na CASA de Aprendizagens também não há hierarquização do conhecimento, que é respeitado, valorizado e construído coletiva e cooperativamente, devido a uma contínua troca de saberes. Os adultos são, portanto, pedagogos e facilitadores que participam do processo educativo, auxiliando nas atividades desenvolvidas por nossos estudantes.
Na CASA de aprendizagens, a Arte tem o teatro como centro catalisador das outras formas de expressão artística. Sendo assim, o tema provocador de experiências investigativas parte sempre de um texto teatral, a partir do qual são conduzidas as pesquisas e a construção dos saberes. O teatro, no processo de formação das crianças, cumpre não só uma função integradora, mas viabiliza a socialização, a criatividade, a coordenação, a memorização, o vocabulário e muitos outros aprendizados.
Ainda, ao se tomar a Arte como eixo norteador no processo de construção da aprendizagem, desmantela-se a ideia segundo a qual a escola é um lugar de saberes prontos e pré-determinados. E, por sua vez, esta concepção educativa possibilita o questionamento de conceitos e interpretações historicamente construídos e socialmente fixados, para os quais são apresentados novos parâmetros, derivados da própria experiência das crianças na observação do mundo que as cerca.
Além de praticar o que já lhes é de hábito – a investigação do mundo por meio da Arte –, nós procuramos incentivar os estudantes a expandir suas descobertas por meio da ludicidade característica ao fazer artístico e da transversalidade das áreas do conhecimento. Acreditamos que, ampliando-se as formas de aprendizagem, a individualidade de cada criança seja respeitada, posto que com muito afeto, viabilizamos um ambiente propício ao desenvolvimento de sua subjetividade na sua particular relação com a construção de seus conhecimentos.
A Democracia é a CASA dos Direitos Humanos!
R. Dona Germaine Burchard, 197
Perdizes - São Paulo -SP
Fones: 11 3862-0934 | 11 3675-1474
R. Dona Germaine Burchard, 239
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: 11 2338-3920
Rua Melo Palheta, 57
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: (11) 2373-5616
© 2024 – CASA de Aprendizagens – Todos os direitos reservados