Observar uma situação pedagógica é olhá-la, fitá-la, mirá-la, admirá-la para ser iluminada por ela. Observar uma situação pedagógica não é vígiá-la, mas sim fazer vigília por ela, isto é, estar e permanecer acordado por ela, na cumplicidade da construção do projeto, na cumplicidade pedagógica.
Madalena Freire
Ao longo de sua caminhada, a CASA de Aprendizagens vem procurando, investigando e implantando práticas pedagógicas inovadoras. Esta incessante busca, traduzida em nossas ações, se faz em respeito às particularidades de cada estudante. E objetiva, assim, contribuir para o seu afloramento, seu desenvolvimento, sua criatividade, viabilizando o crescimento livre e autônomo de todas as suas potencialidades.
Neste sentido, uma das práticas adotadas pela CASA de Aprendizagens é a da Documentação Pedagógica como ferramenta de reflexão educativa. Pois, conforme acreditamos, está é uma estratégia ética, investigativa e que dá voz aos educandos.
Assim, a Documentação Pedagógica possibilita a visualização da originalidade dos processos construtivos de bebês, crianças e jovens. Permite figurar suas experiências individuais e em grupo, por meio de textos escritos, imagens e objetos. Neste sentido, educador ou educadora e educando se mostram coconstrutores de uma história singular e de conhecimentos.
Por isso, na CASA de Aprendizagens, partimos do pressuposto de que o ato de documentar é fundamental para os processos vivenciados na escola. E isso para que eles se tornem conhecidos, compreendidos e problematizados em sua essência. Mas, para tanto, é também fundamental definir com clareza o que constitui o processo de documentar.
Na educação, o termo Documentação Pedagógica foi inserido na realidade brasileira a partir das experiências italianas. E esta inserção teve como objetivo dar visibilidade a várias formas de compreender os estudantes, suas realizações e processos de aprendizagem durante o trabalho educativo.
As possibilidades presentes na Documentação Pedagógica são numerosas e relevantes para a concretização e aperfeiçoamento do trabalho docente. Mas não só, pois elas também se prestam à ampliação dos espaços de aprendizagem e desenvolvimento do educando. E isso porque ela viabiliza o reconhecimento de modos de ser e agir em espaços coletivos.
Porém, a Documentação Pedagógica compõe-se não somente do ato de observar e registrar. Ela ainda contempla os atos de analisar e refletir, compartilhar interpretações, contemplar o passado, compreender o presente e projetar o futuro do trabalho educativo.
Desta forma, a Documentação Pedagógica é mais que uma compilação de textos, tarefas, instruções, fotos, filmes e tudo mais que se quiser acrescentar. Ainda que a junção dos elementos componentes seja um momento, este é apenas um momento e há outros tão essenciais para que a Documentação Pedagógica cumpra seu papel. Sendo este aclarar a assertividade do trabalho docente e evidenciar a qualidade da aprendizagem e do desenvolvimento alcançados pelo estudante.
Portanto, conforme acreditamos, a Documentação Pedagógica faz parte do processo de pesquisa. E isso na medida em que ela é o ponto de partida para o estabelecimento de um diálogo entre teoria e prática. E permite o confronto das representações feitas da realidade observada e registrada com sistemas conceituais articulados.
Por isso, na CASA de Aprendizagens estamos em constante processo de construção desta ferramenta extremamente potente e reveladora que é a Documentação Pedagógica. Nossos educadores e educadoras, a cada semestre, se habilitam mais como coautores dos conhecimentos e enfatizam o protagonismo do estudante. Assim, para nós, valer-se da Documentação Pedagógica é estarmos preocupados com a promoção de ajustes no ensino e, deste modo, com a transformação da educação.
Documentação Pedagógica
1º semestre de 2024
R. Dona Germaine Burchard, 197
Perdizes - São Paulo -SP
Fones: 11 3862-0934 | 11 3675-1474
R. Dona Germaine Burchard, 239
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: 11 2338-3920
Rua Melo Palheta, 57
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: (11) 2373-5616
© 2024 – CASA de Aprendizagens – Todos os direitos reservados