Revisite 2020 
Uma Linha do Tempo 

o ensino fundamental 2 da casa de aprendizagens em 2020

Janeiro e Fevereiro

JORNADA PEDAGÓGICA E PROJETAÇÃO PEDAGÓGICA DE 2020

O vídeo mostra algumas das nossas atividades ao longo da Jornada Pedagógica, que culminaram na elaboração dos três eixos integradores, indicados abaixo.

Eixo Tempo estruturado em torno da pergunta: "Quando pensamos na evolução do nosso planeta, e a posterior criação de sociedades, quais critérios foram adotados para que fossem definidos os conceitos de certo e errado?"

Eixo Ser estruturado em torno da pergunta: "Como os pré-conceitos se revelam no meu ser (corpo e consciência) e como isso dialoga com o coletivo?"

Eixo Pré-Conceitos estruturado em torno da pergunta "A localização social e temporal que ocupo determina a minha postura?"

fevereiro e março

Início do ano letivo

Primeiras pesquisas relacionadas ao tema provocador de experiências investigativas "Diante do tempo, como nossas posturas e pré-conceitos se transformam?"

GEOGRAFIA - Primeiros encontros

"O perigo de uma história única"

"O homem da favela", em Língua Portuguesa

Turma 6 e Turma 7 realizaram a leitura pausada do conto "O homem da favela". A cada parágrafo, a professora fazia uma pausa e os estudantes tinham que adivinhar o que aconteceria no capítulo seguinte. Ao final da atividade, percebemos como nosso olhar está direcionado a pensar que a pessoa da favela é uma ameaça à pessoa de classe média, e nunca o contrário. Nosso repertório, portanto, deve ser ampliado para preconceitos se transformarem, como discute Chimamanda Adichie no vídeo abaixo, que também foi assistido e discutido com os estudantes.

Em Língua Portuguesa, a T7 estudou o gênero textual Crônica.

Em ciências, com a turma 6 investigamos a criação de nosso planeta! Descobrimos então que as rochas eram a principal composição de nosso planeta! E os estudantes pesquisaram e trouxeram vários tipos de rochas.
Casa de Aprendizagen - Fundamental 2 - Ciências

Em Língua Portuguesa, a T6 estudou o gênero textual Conto.

março a julho

A CASA EM CASA - 1 E 2

Nossas Lives  - Os estudantes aceitando tais convites desafiadores e compartilhando seus saberes.

MÚSICA - Primeiros Encontros

GEOGRAFIA - Pensando em Racismo Estrutural

Rap - Professores Criadores

Rap - Estudantes Criadores

INGLÊS - CASA 1
Iniciamos em nossos encontros presenciais, cartas no PENFRIEND, tendo o uso do tecnológico e a documentação em um processo escrito, praticados mutuamente. Mostrando algumas possibilidades de resposta a nossa pergunta do Eixo Pré-Conceitos.
INGLÊS - CASA 2
Baseados em nossa pergunta do Eixo, pudemos analisar como informações tão globais, alteram ou podem alterar as nossas tomadas de decisões. E juntamente com os estudantes, produzimos nossas produções, agora totalmente em um processo online.

 Em Jogos e Brincadeiras, tivemos a Gincorona! 

 Brincadeira de construção coletivas de contos, com a Turma 6 

 Brincadeira de construção de histórias, com a Turma 7 

Em Língua Portuguesa, os alunos da Turma 7 escreveram suas próprias crônicas, acessíveis clicando aqui.

julho

Documentação pedagógica do primeiro semestre

As documentações pedagógicas que contam a nossa trajetória ao longo do primeiro semestre foram compiladas na apresentação indicada abaixo. Basta clicar na imagem.

Para consultar a documentação de cada eixo individualmente, veja os materiais abaixo.

Eixo Tempo:
História e Ciências

Eixo Pré-Conceitos: Geografia, Inglês, Língua Portuguesa e Música

Eixo Ser: Filosofia, Jogos e Brincadeiras, Artes e Teatro

Julho e Agosto

A CASA EM CASA 3

LIVRO DIGITAL COM AS PRODUÇÕES DOS ESTUDANTES

Os conteúdos produzidos pelos estudantes nesta edição foram compilados no livro digital que pode ser acessado abaixo:

FOCO NA AUTONOMIA

Inspirados em Paulo Freire, fizemos uma 3ª edição pautada na construção da autonomia. Os slides mostram um pouco do nosso embasamento teórico para essa busca.

SETEMBRO

Elaboração da proposta da CASA em Casa 4

AS DIRETRIZES DA QUARTA EDIÇÃO

Na 4ª edição da CASA em casa 4, não abandonamos a pergunta: "Diante do tempo, como nossas posturas e pré-conceitos se transformam?". Mas agregamos ao projeto o diálogo com a série Anne with an 'E'

Alguns temas que conseguimos estudar a partir da série:
- Adoção;
- Direitos da criança;
- Diferentes infâncias no decorrer da História e em diferentes contextos;
- Bullying;
- A jornada do herói;

Em Inglês e Matemática, foi organizado o tribunal de Anne.

CIÊNCIAS - LABORATÓRIO EM CASA
Olhando por um panorama, e não mais dentro de nenhum eixo, as aulas trouxeram aos estudantes a possibilidade de criar suas próprias linhas de pesquisa.
Iniciamos nossa edição já com uma proposta que fugia um pouco da estrutura que estávamos acostumados.
Aproveitando este processo de pandemia e isolamento social, que claramente trouxe uma fadiga maior aos estudantes, resolvemos aprender da forma que mais gostamos, observando e vendo fenômenos bem na frente dos nossos olhos.

SETEMBRO A DEZEMBRO

Momentos e produções da CASA em Casa 4

Nos encontros virtuais de Jogos e Brincadeiras, os estudantes fizeram uma produção audiovisual sobre o skate - esporte do cotidiano - com direito a uma entrevista com Karen Jonz, skatista profissional!

Em Inglês e Matemática, ocorreram dois belíssimos encontros falando de Família e Adoção.

Primeiro encontro

Segundo Encontro

Ciências e evolução social
Com a turma 7, entramos na área de evolução, porém, pautados em nossa pergunta investigativa, os próprios estudantes optaram por trabalhar com a evolução do ponto de vista social, a entrada de nossa pesquisa foi a história da homossexualidade e como ela é tratada atualmente. Para uma aula mais dinâmica, recebemos como convidada a psicóloga Letícia Maciel, especialista no tema.
Voltamos com as aulas presenciais de Jogos e Brincadeiras!
Fomos acolhidos pelo Parque da Água Branca.
Ciências: Elaboração de perguntas (momento de traçar a linha de pesquisa)
Utilizando o novo formato das aulas de ciências, o primeiro passo foi realizar uma lista de perguntas, para que fosse possível compor uma linha de pesquisa, as crianças faziam as perguntas e respondíamos a todas elas de uma forma prática.

Por que os polos da Terra ficam tanto tempo sem sol, se a luz do sol é tão forte?
Mais uma pergunta elaborada pelos estudantes, e respondida de forma prática e visual, utilizando sempre, apenas materiais que temos em casa.

Por que o céu é azul?
Utilizamos esta experiência para responder o porque de o céu ser azul, momento de introdução ao estudo da luz.
Conhecendo os efeitos da luz
Utilizamos este experimento como forma de responder a pergunta dos estudantes, "As cores realmente existem, ou nossos olhos que enxergam cores?"

Artigos de opinião da Turma 6, produzidos a partir das aulas de Língua Portuguesa e História. Clique para ler:

Comunismo e capitalismo

Propagandas racistas

Adotar e não comprar!

As mulheres têm sentimentos!

Cantores de rap do Brasil

Fanfic da Turma, produzidas a partir das aulas de Língua Portuguesa e História.

Matemática
 
Realizando conceitos matemáticos, com o nosso sujeito de pesquisa sempre em pauta.

dezembro

Textos finais produzidos pelos estudantes

Os textos finais dos nossos estudantes podem ser lidos na pasta abaixo!

Nos textos, os estudantes refletem sobre a pergunta "Diante do tempo, como nossas posturas e pré-conceitos se transformam?", dialogando com os conteúdos estudados nas diversas áreas do conhecimento.

Resultado das pesquisas produzidas pelos estudantes de março a dezembro de 2020

Pesquisas desenvolvidas pela Turma 6

Pesquisas desenvolvidas pela Turma 7

Reflexão final dos educadores do Ensino Fundamental II

Agende Uma Visita

Casa 1
Rua Dona Germaine Burchard, 197 - Perdizes
Fones: (11) 3862-0934 | (11) 3675-1474

Casa 2
Rua Dona Germaine Burchard, 239 - Perdizes
Fone.: (11) 2338-3920

Casa da Primeiríssima Infância
Rua Melo Palheta, 57 - Perdizes
Fone: (11) 2373-5616

fale conosco

Celular/WhatsApp:
(11) 94593-9959

redes sociais

Casa de Aprendizagens
© 2019-2022 - CASA de Aprendizagens - Todos os direitos reservados