Educação Infantil  
 Crianças de 3 a 6 anos 

Em 2005, dávamos um passo decisivo para a realização de um sonho! O sonho de criação de um espaço dedicado à construção do saber e à integração do indivíduo na sociedade.

Utopias e expectativas foram então compartilhadas. E um desejo comum foi identificado: o de formar seres humanos críticos, conscientes, autônomos, responsáveis, éticos, inclusivos, felizes, saudáveis e amorosos.

Para isso, buscamos promover uma escola que fosse instrumento concreto de formação deste tipo de ser humano.

E que, ao mesmo tempo, fornecesse às crianças ferramentas para a realização de seus anseios e sonhos.

A CASA de Aprendizagens alinha a sua prática na Educação Infantil a uma pedagogia crítico-social. O maior objetivo de nossa escola é o de educar para uma cultura solidária na perspectiva de construção de um mundo mais humano.

Refletimos, portanto, sobre a importância da valorização das pessoas, da vida e da diversidade cultural presente em nosso povo. Pois acreditamos na importância da escola no processo de formação humanista das crianças.

Na CASA, a relação estabelecida entre educadores, crianças, escola e comunidade é sempre pautada pelo diálogo. Os conteúdos são cuidadosamente pensados, e também a maneira de os abordar na Educação Infantil.  

A Educação Infantil na CASA de Aprendizagens

PROJETAÇÕES E TEMA PROVOCADOR

Assim, na Educação Infantil, bem como no Ensino Fundamental I, trabalhamos com duas Projetações anuais – 1º e 2º semestres. Estas são norteadas por um Tema Provocador de Experiências Investigativas, discutido e elaborado nas Jornadas Pedagógicas, as quais acontecem no início de cada semestre. A partir da definição de alguns eixos, este tema dá origem ao mapa conceitual e aos sujeitos de pesquisa dentro de um contexto significativo.

As projetações são elaboradas e desenvolvidas pelos educadores tutores e seus assistentes. Ainda, os educadores especialistas também participam do desenvolvimento do projeto de forma prática e/ou teórica, proporcionando e possibilitando diversas experiências.

A concepção de pesquisa que orienta as práticas pedagógicas que compõem a nossa proposta para a Educação Infantil não está dissociada dos documentos que são referências para a Educação do nosso país. Pelo contrário, todo o conteúdo trabalhado na CASA de Aprendizagens é fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular.

Educação Infantil CASA de Aprendizagens
Educação Infantil CASA de Aprendizagens
Educação Infantil CASA de Aprendizagens

Assim, a Educação Infantil, na CASA de Aprendizagens, tem como centro do processo de ensino o sujeito de pesquisa e é embasada nas perguntas problematizadoras. Pois, conforme acreditamos, o caminho da pesquisa não é engessado ou rígido e quem o define é o sujeito, a criança, durante o processo.

Não existe produto final definido, não há listagem de atividades a serem realizadas. O que há é o educador ou educadora com sua intencionalidade para a formação de seres humanos íntegros e a criança como protagonista do saber.

O TRABALHO NA CASA DE APRENDIZAGENS



ENTRE EM CONTATO COM A CASA DE APRENDIZAGENS

TEREMOS SATISFAÇÃO EM ATENDER SUAS NECESSIDADES

Agende Uma Visita

Casa 1
Rua Dona Germaine Burchard, 197 - Perdizes
Fones: (11) 3862-0934 | (11) 3675-1474

Casa 2
Rua Dona Germaine Burchard, 239 - Perdizes
Fone.: (11) 2338-3920

Casa da Primeiríssima Infância
Rua Melo Palheta, 57 - Perdizes
Fone: (11) 2373-5616

fale conosco

Celular/WhatsApp:
(11) 94593-9959

redes sociais

Casa de Aprendizagens
© 2019-2021 - Todos os direitos reservados