Educação Infantil  
 Crianças de 3 a 6 anos 

Em 2005, dávamos um passo decisivo para a realização de um sonho! O sonho de criação de um espaço dedicado à construção do saber e à integração do indivíduo na sociedade.

Utopias e expectativas foram então compartilhadas. E um desejo comum foi identificado: o de formar seres humanos críticos, conscientes, autônomos, responsáveis, éticos, inclusivos, felizes, saudáveis e amorosos.

Para isso, buscamos promover uma escola que fosse instrumento concreto de formação deste tipo de ser humano.

E que, ao mesmo tempo, fornecesse às crianças ferramentas para a realização de seus anseios e sonhos.

A CASA de Aprendizagens alinha a sua prática na Educação Infantil a uma pedagogia crítico-social. O maior objetivo de nossa escola é o de educar para uma cultura solidária na perspectiva de construção de um mundo mais humano.

Refletimos, portanto, sobre a importância da valorização das pessoas, da vida e da diversidade cultural presente em nosso povo. Pois acreditamos na importância da escola no processo de formação humanista das crianças.

Na CASA, a relação estabelecida entre educadores, crianças, escola e comunidade é sempre pautada pelo diálogo. Os conteúdos são cuidadosamente pensados, e também a maneira de os abordar na Educação Infantil.  

A Educação Infantil na CASA de Aprendizagens

PROJETAÇÕES

Assim, na Educação Infantil, bem como no Ensino Fundamental I, trabalhamos com duas Projetações anuais – 1º e 2º semestres. Estas são norteadas por um Tema Provocador de Experiências Investigativas, discutido e elaborado nas Jornadas Pedagógicas, as quais acontecem no início de cada semestre. A partir da definição de alguns eixos, este tema dá origem ao mapa conceitual e aos sujeitos de pesquisa dentro de um contexto significativo.

Projetação é uma palavra emprestada da Arquitetura, que significa “lançar para frente” e, portanto, remete à ideia de movimento. E, na Educação Infantil, ela contempla o dinamismo de nossos educadores ou educadoras. Pois se estes criam sua base teórica de estudos é a fim de se prepararem para o inédito e o inesperado da criança durante as investigações.

As projetações são elaboradas e desenvolvidas pelos educadores tutores e seus assistentes. Ainda, os educadores especialistas também participam do desenvolvimento do projeto de forma prática e/ou teórica, proporcionando e possibilitando diversas experiências.

As Projetações do 1º semestre, por meio do Tema Provocador de Experiências Investigativas, são fios condutores preparatórios para as do 2º semestre. Elas são concluídas com uma instalação, que dá visibilidade ao processo de aprendizagem que foi trilhado. Instalação esta que, portanto, se apresenta como fruto das pesquisas de cada criança e/ou grupo de estudantes.


Tema Provocador

Já no 2º semestre, o Tema Provocador de Experiências Investigativas parte sempre de um texto teatral. Este possibilita um trabalho interdisciplinar com diversas áreas do conhecimento e dá origem ao tema específico de cada turma. Ao mesmo tempo, o texto teatral é o ponto para o qual culminam todas as investigações e realizações desenvolvidas durante o ano relacionados aos conteúdos do currículo escolar. Por isso ainda, a finalização de cada ano letivo é coroada com a encenação do texto apresentada pelas crianças.

A concepção de pesquisa que orienta as práticas pedagógicas que compõem a nossa proposta para a Educação Infantil não está dissociada dos documentos que são referências para a Educação do nosso país. Pelo contrário, todo o conteúdo trabalhado na CASA de Aprendizagens é fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular.


Assim, a Educação Infantil, na CASA de Aprendizagens, tem como centro do processo de ensino o sujeito de pesquisa e é embasada nas perguntas problematizadoras. Pois, conforme acreditamos, o caminho da pesquisa não é engessado ou rígido e quem o define é o sujeito, a criança, durante o processo. Não existe produto final definido, não há listagem de atividades a serem realizadas. O que há é o educador ou educadora com sua intencionalidade para a formação de seres humanos íntegros e a criança como protagonista do saber.

O TRABALHO NA CASA DE APRENDIZAGENS



ENTRE EM CONTATO COM A CASA DE APRENDIZAGENS

TEREMOS SATISFAÇÃO EM ATENDER SUAS NECESSIDADES

Agende Uma Visita

Casa 1
Rua Dona Germaine Burchard, 197
Fones: (11) 3862-0934 | (11) 3675-1474

Casa 2
Rua Dona Germaine Burchard, 239
Fone.: (11) 2338-3920

Casa da Primeiríssima Infância
Rua Melo Palheta, 57
Fone: (11) 2373-5616

fale conosco

Celular/WhatsApp:
(11) 94593-9959

redes sociais

Casa de Aprendizagens
© 2019-2021 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Gayatri Digital e Fábrica do Texto