Ensino Fundamental I  
 Do 1º ao 5º ano 

O FUNDAMENTAL 1

Em 2005, dávamos um passo decisivo para a realização de um sonho!! Sonho de criação de um espaço dedicado à construção do saber e à integração do indivíduo na sociedade.

E não por acaso, este ideal se concretizava na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, etapas determinantes na formação das crianças. No que concerne à Educação Infantil, alguns projetos já veem a criança desta forma.

Porém, quando se chega ao Ensino Fundamental, tudo isso é descartado em favor de um ensino burocratizado. Assim, projetos que entendem a criança enquanto sujeito do saber, no Ensino Fundamental, são ainda hoje muito raros.

Mas, na CASA de Aprendizagens, transgredimos a ideia de que o lúdico e a diversão só podem acontecer na Educação Infantil. E, ao mesmo tempo, desafiamos a concepção de que a pesquisa só pode acontecer no meio acadêmico.

ARTIGOS RELACIONADOS

Desta forma, nossa escola une o brincar com o investigar na construção do conhecimento.

COMO EDUCAMOS

Se a escolha do conteúdo é obviamente importante, para nós, sua forma de desenvolvimento também se faz fundamental. E isso porque não acreditamos que educar signifique apenas apresentar conhecimentos.

Afinal de contas, hoje em dia, até o Google faz isso. Portanto, os educadores e educadoras da CASA de Aprendizagens procuram, acima de tudo, provocar a construção destes conhecimentos. 

Com este propósito, quatro são as ações projetadas para o Ensino Fundamental I em nossa escola.

Em primeiro lugar está o caráter lúdico do aprendizado.

Acreditamos ser necessário que o estudante aprenda com o corpo inteiro, que levante hipóteses e que fale o que pensa a respeito de determinado assunto. E isto pode acontecer durante o estudo do meio, andando pelas quadras da escola ou lendo uma notícia.

Em segundo lugar, e sob a responsabilidade exclusiva do educador ou educadora, está a tarefa de levantar e apresentar o conhecimento científico. O que tem por objetivo comprovar ou refutar o que fora provocado anteriormente.

Já o terceiro se refere à síntese das ideias arroladas. Neste momento, cabe ao estudante cotejar o que fora levantado enquanto hipóteses e verificar o que pode ser comprovado ou descartado.

Este processo dá então origem ao quarto momento, que concerne ao registro. O registro, na CASA de Aprendizagens, é também a etapa relacionada à avaliação.

Porém, esta avaliação não deve ser entendida como uma prova. Até porque, conforme acreditamos, em Educação, não se faz necessário provar nada, mas sim entender o que acontece durante as experiências capazes de gerar conhecimento.

É desta forma que, na CASA de Aprendizagens, educadores e educadoras juntamente às crianças constroem uma ideia e a avaliam. E isso tendo sempre em vista o que lhes faz sentido.

Portanto, a avaliação não é apenas sobre o estudante. Mas dele para com o educador e educadora, destes para com o processo como um todo e do estudante para com ele mesma (autoavaliação).

AUTOAVALIAÇÃO

A autoavaliação é um importante procedimento que adotamos com as crianças do Ensino Fundamental I. Pois ele possibilita a gerência dos próprios comportamentos, pensamentos e sentimentos, ou seja, o autoconhecimento e, com isso, a autorregulação.

No entanto, conforme acreditamos, saber se autoavaliar é uma tarefa que precisa ser ensinada às crianças. Sendo assim, educadores têm papel fundamental neste processo. Pois será ele ou ela quem auxiliará o estudante a tomar consciência de seu percurso de aprendizagem e a se responsabilizar pelo empenho em avançar.

Tais estratégias pedagógicas acabam também por dispensar a atribuição de notas. E isso porque o nosso objetivo é verificar a aprendizagem da criança e não defini-la por critérios meritocráticos.

O TRABALHO NA CASA DE APRENDIZAGENS


ENTRE EM CONTATO COM A CASA DE APRENDIZAGENS

TEREMOS SATISFAÇÃO EM ATENDER SUAS NECESSIDADES

Agende Uma Visita

Casa 1
Rua Dona Germaine Burchard, 197 - Perdizes
Fones: (11) 3862-0934 | (11) 3675-1474

Casa 2
Rua Dona Germaine Burchard, 239 - Perdizes
Fone.: (11) 2338-3920

Casa da Primeiríssima Infância
Rua Melo Palheta, 57 - Perdizes
Fone: (11) 2373-5616

fale conosco

Celular/WhatsApp:
(11) 94593-9959

redes sociais

Casa de Aprendizagens
© 2019-2021 - Todos os direitos reservados