Primeiríssima Infância 
 Crianças de 0 a 3 anos 

Sabe aquele lugar onde sentimos?

Sentimos conforto, segurança, alegria.

Aquele lugar que rapidamente passa a fazer parte de nós mesmos e que também passamos a ser parte?

Sentimos que é possível realizar aquela aventura, descobrir um novo caminho, acreditar, seguir, crescer.

Este lugar está aqui!

Assim foi pensada a Primeiríssima Infância da CASA de Aprendizagens.

Um espaço de carinho e acolhimento para as nossas crianças de 1 a 3 anos vivenciarem a poesia e a beleza do caminhar, para que possam seguir fortalecidas e sempre inteiras pela vida toda!

Na CASA de Aprendizagens, o principal aspecto do trabalho com a Primeiríssima Infância é a interação com o outro e a formação de hábitos.

Por isso, nossa proposta educativa envolve atividades diversas de estimulação, socialização, recreação, contação de histórias e exploração do ambiente.

Estas são divididas por eixos, conforme sua intencionalidade pedagógica para a formação dos bebês.

CURRÍCULO DA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA

Exploração dos Objetos e Brincadeiras

Primeirissima Infancia Casa de Aprendizagens

O Eixo Exploração dos Objetos e Brincadeiras se baseia na ideia de que brincando os bebês desenvolvem a capacidade de imaginar. E a imaginação tem, entre outras, uma função importante na regulação das próprias emoções e das ações.

Assim, a brincadeira e o faz de conta são meios também de se desenvolver a linguagem. Imaginando, os bebês se comunicam, constroem histórias e expressam vontades.

Por isso, o Eixo Exploração dos Objetos e Brincadeiras, na CASA de Aprendizagens, tem como foco o desenvolvimento do Conhecimento pela Imaginação.


Linguagem Oral e Comunicação

Dentro do Eixo Linguagem Oral e Comunicação, são trabalhadas questões relativas aos meios de expressão. Pois hoje se sabe que a evolução da comunicação não se dá de forma espontânea, nem está relacionada à genética ou à hereditariedade. Com isso, não se espera que as crianças de 2 ou 3 anos memorizem ou rabisquem letras.

No entanto, vivenciar atividades de comunicação e leitura interessantes, respeitando o nível de desenvolvimento, ajuda os pequenos quando chegarem à fase de alfabetização.

Portanto, na CASA de Aprendizagens, o objetivo do Eixo Linguagem Oral e Comunicação é viabilizar aos bebês o primeiro Contato com a Escrita.

Desafios Corporais

Primeirissima Infancia Casa de Aprendizagens

O Eixo Desafios Corporais trata de parte importante da experiência humana e da cultura. E esta se refere ao movimento, um meio de expressão relacionado à significação de si, do outro e do mundo.

Neste sentido, destaca-se o desenvolvimento da capacidade de controlar suas ações motoras. Pois tal capacidade está fortemente ligada ao sentido que os bebês atribuem a si próprios como pessoas independentes, contribuindo para a sua autonomia.

Assim, o Eixo Desafios Corporais, na CASA de Aprendizagens, visa estimular nos bebês o Domínio do Corpo e Destreza.

Para ser grande, sê inteiro:

Nada teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa. 

Põe quanto és no mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda

Brilha porque alta vive.

Fernando Pessoa

Exploração do Ambiente

Primeirissima Infancia Casa de Aprendizagens

Bebês têm necessidade de agir e aprender sobre o que os rodeia, e é sobre este fato que se baseia o Eixo Exploração do Ambiente. Eles se utilizam dos olhos, nariz, ouvidos, boca, mãos e pés, no sentido de interagirem com as pessoas ou objetos à sua volta.

Por meio da curiosidade e da observação, as crianças buscam entender o como e o porquê dos fenômenos da natureza e da sociedade. E à medida em que os pequenos são provocados a trabalhar estas características, eles adquirem informações sobre o mundo e constroem a gênese do conhecimento.

Desta forma, o Eixo Exploração do Ambiente, na CASA de Aprendizagens, pretende concretizar a ideia de que os bebês têm O Mundo Todo Para Conhecer.


Identidade e Autonomia

A capacidade de se perceber, aos poucos, como um ser independente ao receber os estímulos devidos é o tema do Eixo Identidade e Autonomia. E isso porque o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e linguístico adequado está intimamente ligado à progressiva construção da personalidade.

Por sua vez, o desenvolvimento desta mesma personalidade não independe das capacidades de se relacionar e se comunicar com as outras pessoas. Se nos primeiros meses de vida, a criança e o mundo são a mesma coisa, é por meio da interação que esta percepção se altera. Tendo isso em vista, na CASA de Aprendizagens, o Eixo Identidade e Autonomia busca possibilitar aos bebês A Construção da Independência.

Primeirissima Infancia Casa de Aprendizagens

Exploração e Linguagem Plástica

A Arte, nesta fase, remete à apropriação de diversas linguagens que formam a expressividade humana. E este é o mote do Eixo Exploração e Linguagem Plástica.  Porém, trabalhar o tema com os pequenos não significa levá-los a produzir obras de arte.

 A expressão artística é um meio de controle motor, de compreensão do espaço e de desenvolvimento da imaginação. As atividades relacionadas aos diferentes campos das Artes também são importantes no desenvolvimento da identidade e da autonomia dos bebês. Por isso, o Eixo Exploração e Linguagem Plástica, na CASA de Aprendizagens, procura incentivar a Expressão e Percepção Visual.

Primeirissima Infancia Casa de Aprendizagens

Linguagem Musical e Expressão Corporal

Primeirissima Infancia Casa de Aprendizagens

Desde antes do nascimento, os bebês estão imersos em um mundo repleto de sons e são capazes de reagir a eles. Quando nascem, conseguem distinguir a voz humana e, mesmo sem saber articular as palavras ou dominar seus passos, tentam seguir os movimentos com as mãos. De acordo com tais constatações, são estas capacidades o foco do Eixo Linguagem Musical e Expressão Corporal.  

O trabalho com ritmos tem uma importante relação com as atividades de movimento.  E as músicas são ainda uma ferramenta para a aquisição da linguagem verbal. Pode-se também destacar que fornecer um repertório amplo de sons é garantir o acesso à cultura aos bebês. Pelos motivos citados, na CASA de Aprendizagens, o Eixo

Linguagem Musical e Expressão Corporal entende que os bebês são natos Produtores de Música.


ENTRE EM CONTATO COM A CASA DE APRENDIZAGENS

TEREMOS SATISFAÇÃO EM ATENDER SUAS NECESSIDADES

Agende Uma Visita

Casa 1
Rua Dona Germaine Burchard, 197 - Perdizes
Fones: (11) 3862-0934 | (11) 3675-1474

Casa 2
Rua Dona Germaine Burchard, 239 - Perdizes
Fone.: (11) 2338-3920

Casa da Primeiríssima Infância
Rua Melo Palheta, 57 - Perdizes
Fone: (11) 2373-5616

fale conosco

Celular/WhatsApp:
(11) 94593-9959

redes sociais

Casa de Aprendizagens
© 2019-2021 - Todos os direitos reservados