Em nossa escola, a Leitura Compartilhada faz parte das experiências significativas de aprendizagem literária. Praticada junto a todos os segmentos, portanto, da Primeiríssima Infância ao Ensino Fundamental II, ela se liga ao Eixo Linguagem Oral e Escrita e Comunicação. Valorizamos muitos estes momentos na CASA de Aprendizagens, em que a criança é provocada a dialogar com culturas de tempos e lugares diferentes.
Pensamos que esta seja uma forma dela conhecer diversas formas de viver, pensar, agir, bem como diferentes valores, costumes e comportamentos. Tal como, a partir dos mais variados universos, ela ainda possa vir a estabelecer relações com o modo de ser do grupo social ao qual pertence.
A Leitura Compartilhada consiste em uma leitura coletiva. A cada semestre, um livro é escolhido por nossos educadores ou educadoras durante as Jornadas Pedagógicas, para ser lido semanalmente, ou seja, por partes. Este livro pode ou não estar relacionado às Projetações semestrais, já que o mais importante é a leitura feita em conjunto pelas crianças.
Mas isso não significa que a escolha do livro não seja relevante. Pelo contrário, ela deve respeitar a faixa etária das crianças, visando potencializar as capacidades próprias a cada fase de sua formação. Para esta escolha, também observamos a unidade literária da turma, bem como formas e conteúdos capazes de gerar dúvidas, perguntas, problemas e debates.
Na CASA de Aprendizagens, acreditamos que estimular a leitura de forma coletiva abre espaço para a expressão de diferentes opiniões sobre um mesmo tema. O que acarreta ainda uma leitura para além do livro, visto que ela contempla o ponto de vista de cada criança. E, ao compartilhar com o grupo a sua interpretação sobre o que é lido, ela enriquece as interpretações das demais.
Porém, um livro não é feito só de palavras, e em nossa escola, estimulamos o olhar para as suas “miudezas”. Com isso, buscamos entendê-lo em todas as suas linguagens e o tomamos como um instrumento provocador de experiências. Portanto, na CASA de Aprendizagens, ele se torna também um meio de exploração sensorial.
Para tanto, faz parte da Leitura Compartilhada o estímulo à observação das ilustrações, do tipo de papel de que é feito e de outras informações técnicas. Ou seja, a análise e apreciação estética do livro. Assim, além de ajudar na atenção e concentração das crianças, estas propostas educativas fornecem ferramentas para criação de histórias e possibilitam a ampliação do vocabulário.
Ainda, por meio do manuseio do livro, busca-se aproximar as crianças do universo das letras e trabalhar certos conteúdos, como: pontuação, gramática, ortografia, figuras de linguagem etc. Pois acreditamos que analisar as informações que o livro traz auxilia na decodificação de símbolos textuais.
Em comparação com os meios tradicionais de ensino literário, estas novas formas buscam o aprendizado por meio do prazer que a leitura pode proporcionar. E, por isso, exploram não só os assuntos abordados nos livros, como suas formas de apresentação artística. Ao mesmo tempo, a criança, é incentivada a interpretá-lo por meio de diferentes linguagens. E, através destas, ela é estimulada a comunicar não só suas ideias, mas também suas emoções e sentimentos sobre o que foi lido.
Ainda sobre outras experiências literárias da CASA de Aprendizagens, veja nossa postagem sobre a Ciranda Literária.
R. Dona Germaine Burchard, 197
Perdizes - São Paulo -SP
Fones: 11 3862-0934 | 11 3675-1474
R. Dona Germaine Burchard, 239
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: 11 2338-3920
Rua Melo Palheta, 57
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: (11) 2373-5616
© 2024 – CASA de Aprendizagens – Todos os direitos reservados