CIRANDA LITERÁRIA

Uma experiência significativa
de aprendizagem literária

Na CASA de Aprendizagens, a Ciranda Literária é uma proposta inovadora de investigação da literatura. Ela faz parte dos fundamentos educativos da Primeiríssima Infância, da Educação Infantil e do Fundamental I e se relaciona ao Eixo Linguagem Oral e Escrita e Comunicação.

Nesta etapa da formação, acreditamos ser importante resgatar o repertório de histórias que as crianças ouvem em casa e nos ambientes que frequentam. Pois estas se constituem como uma rica fonte de informações, revelando maneiras particulares de se entender as emoções e as questões éticas. E, portanto, contribuem grandemente para a construção da subjetividade e da sensibilidade das crianças.

Ciranda Literária

A Ciranda Literária se configura como um momento especial de troca entre as crianças, já que, por meio dela, livros são permutados por determinado período. A escolha destes é muito importante e, neste caso, é feita pelos familiares juntamente às crianças.

O tutor da turma pode ainda sugerir conteúdos e formas relacionados ao projeto em desenvolvimento, no sentido de ampliar o repertório das pesquisas. Do mesmo modo que, caso solicitado pelos familiares, o tutor da turma pode dar algumas orientações sobre esta escolha. Mas, a principal ideia desta dinâmica é que as leituras sejam, de fato, uma sugestão das famílias e estudantes.

Consequentemente, a experiência da Ciranda convoca a participação da família na leitura e, assim, acaba por fortalecer o vínculo afetivo da criança com os familiares. Estes que se tornam seus parceiros quanto à escolha dos livros. Mas, não só, pois também ajudam a zelar pelo bom estado dos que chegam às suas casas, com vistas à devolução futura.

Por sua vez, e no que se refere especificamente às crianças, esta prática viabiliza o cuidado e a responsabilidade para com o que é do outro. E, assim, incentiva o desapego material e o ato de compartilhar.

A diversidade literária proporcionada pela Ciranda é um de seus mais interessantes aspectos. Pois ela contempla uma grande variedade de estilos e temas, de acordo com as referências de cada família. Além, é claro, de se configurar como o compartilhamento de um registro literário afetivo e particular.

Fenômenos pedagógicos

Para nós, da CASA de Aprendizagens, a Ciranda Literária se define como um fenômeno pedagógico. E isso porque oportuniza a diversidade da prática dos educadores e educadoras e antecipa uma nova forma de se pensar a Educação.

Por meio do prazer das descobertas, ela ajuda na alfabetização e trabalha o raciocínio lógico, ao evidenciar uma sequência de fatos, com começo, meio e fim. Esta prática também auxilia a identificação e utilização de variadas tipologias textuais, como, por exemplo, história, poesias etc. E isso por meio do ouvir, compreender, contar e recontar diferentes narrativas, ou seja, do brincar.

Assim, a Ciranda Literária trabalha com diversas possibilidades de transformação e expressão de ideias, emoções, formas de agir e pensar. E visa fomentar o gosto pela leitura e a formação de futuros leitores. Ou, para as crianças que já desenvolveram este gosto, ela procura ainda incentivá-lo.

Ainda sobre outras experiências literárias da CASA de Aprendizagens, veja nossa postagem sobre a Leitura Compartilhada.

VEJA TAMBÉM


CONHEÇA A CASA DE APRENDIZAGENS


Etapas de Ensino

Primeiríssima Infância

Educação Infantil

Ensino Fundamental 1

Ensino Fundamental 2


Arte

Arte

Autoconhecimento

Auto Conhecimento

Democracia

Democracia

 
Envie sua Mensagem

Agende Uma Visita

Casa 1
Rua Dona Germaine Burchard, 197 - Perdizes
Fones: (11) 3862-0934 | (11) 3675-1474

Casa 2
Rua Dona Germaine Burchard, 239 - Perdizes
Fone.: (11) 2338-3920

Casa da Primeiríssima Infância
Rua Melo Palheta, 57 - Perdizes
Fone: (11) 2373-5616

fale conosco

Celular/WhatsApp:
(11) 94593-9959

redes sociais

Casa de Aprendizagens
© 2019-2021 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Gayatri Digital e Fábrica do Texto