a arte na casa de aprendizagens

A DANÇA, A MÚSICA E AS ARTES PLÁSTICAS

Como a proposta educativa da CASA de Aprendizagens tem como um dos eixos a Arte, ela se faz presente por meio de todas as suas linguagens. Assim como ela também está presente em todos os ambientes de nossa escola.

E isso porque acreditamos em seu potencial formativo e na sua compreensão prática como forma de comunicação e leitura do mundo.

Deste modo, nossos educadores trabalham com diferentes linguagens artísticas para a assimilação, acomodação e construção das diversas áreas do conhecimento.

Através de modos de percepção, sensação e expressão, procuramos aflorar os sentidos e as potencialidades de bebês, crianças e jovens. E com isso visamos ainda o desenvolvimento cultural de nossos estudantes.


A DANÇA

A Dança não é apenas expressão e celebração da continuidade orgânica entre homem e natureza, mas também realização da comunidade viva dos homens. Outra função da Dança é a de ajudar o homem a formar um conceito mais nobre de si próprio. Primeiramente, constatou-se a vontade de atribuir à Dança uma significação humana e espiritual profunda. E, depois, a de alcançar isto pela liberação do corpo e de seu movimento.

Esta é a maneira que vemos a Dança e a desenvolvemos na CASA de Aprendizagens.

Na educação, acreditamos que a Dança deva se voltar para o desenvolvimento global de bebês, crianças e jovens, favorecendo todo tipo de aprendizado que necessitem. Por isso, na CASA de Aprendizagens, diversas técnicas de expressão corporal fazem parte de nossa proposta educativa. Neste sentido, algumas de nossas ferramentas pedagógicas são as coreografias incidentais ou previamente elaboradas, a partir das mais diferentes especialidades e ações.


A MÚSICA

No contexto escolar, a Música traz infinitas possibilidades. Entre elas, a escuta de obras de distintos gêneros, o reconhecimento e a utilização da expressividade, a observação de diferentes contextos musicais. Por meio destes contextos, é também possível travar contato com outras culturas, épocas, povos e países.

O trabalho com a linguagem musical ainda permite evidenciar as diferentes características geradas pelo silêncio e o som. Assim, brincadeiras e jogos cantados e ritmados, bem como a imitação e a invenção, são explorados como forma de expressão baseadas nos elementos da Música. E derivados desta linguagem, também são propostas pesquisas sobre intensidade, velocidade, densidade.

A Música ainda auxilia no processo de alfabetização, a partir das letras das canções. Mas não só, pois ela colabora com o estudo de estatística, com a composição de gráficos e com a geometria.

Por meio da investigação e da composição de partituras musicais, é possível compreender a noção de semirretas, retas, paralelas e perpendiculares, entre outros conceitos. Desta maneira, a Música possibilita um trabalho interdisciplinar com diversas áreas do conhecimento.


As Artes Plásticas

Emblemático sobre o trabalho desenvolvido com as Artes Plásticas na CASA de Aprendizagens é o nosso Ateliê. Ele é um grande laboratório de descobertas, que valoriza a expressividade e a criatividade de nossos estudantes. Um lugar que se põe em diálogo e conexão com todos os outros espaços de nossa escola.

O ateliê, que conta com a presença artístico-expressiva do atelierista, enfatiza a importância da imaginação e da estética nos percursos de formação e conhecimento. Assim, ele contribui para dar visibilidade à escuta e à documentação dos processos de aprendizado de bebês, crianças e jovens. E, por isso, o ateliê é um lugar de experimentação e pesquisa, especialmente ativo.

Neste espaço, acontecem trocas entre a percepção direta da natureza e da realidade cultural, onde hipóteses se encontram com as respostas, sejam positivas ou não. No entanto, o mais importante de tais respostas é que elas que nos fazem pensar e repensar nossos planejamentos e avaliações.

Não só o ateliê, mas a incorporação de todos as linguagens artísticas em nossa proposta educativa tem como objetivo valorizar a estética infantil. Pois, na CASA de Aprendizagens, nós acreditamos que, por meio dos saberes artísticos, é possível aflorar a imaginação, a percepção e a valorização de si e do outro. 


ENTRE EM CONTATO COM A CASA DE APRENDIZAGENS


TEREMOS SATISFAÇÃO EM ATENDER SUAS NECESSIDADES

Agende Uma Visita

Casa 1
Rua Dona Germaine Burchard, 197 - Perdizes
Fones: (11) 3862-0934 | (11) 3675-1474

Casa 2
Rua Dona Germaine Burchard, 239 - Perdizes
Fone.: (11) 2338-3920

Casa da Primeiríssima Infância
Rua Melo Palheta, 57 - Perdizes
Fone: (11) 2373-5616

fale conosco

Celular/WhatsApp:
(11) 94593-9959

redes sociais

Casa de Aprendizagens
© 2019-2021 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Gayatri Digital e Fábrica do Texto