No contexto escolar, a Música traz infinitas possibilidades. Entre elas, a escuta de obras de distintos gêneros, o reconhecimento e a utilização da expressividade, a observação de diferentes contextos musicais. Por meio destes contextos, é também possível travar contato com outras culturas, épocas, povos e países.
O trabalho com a linguagem musical ainda permite evidenciar as diferentes características geradas pelo silêncio e o som. Assim, brincadeiras e jogos cantados e ritmados, bem como a imitação e a invenção, são explorados como forma de expressão baseadas nos elementos da Música. E derivados desta linguagem, também são propostas pesquisas sobre intensidade, velocidade, densidade.
A Música ainda auxilia no processo de alfabetização, a partir das letras das canções. Mas não só, pois ela colabora com o estudo de estatística, com a composição de gráficos e com a geometria.
Por meio da investigação e da composição de partituras musicais, é possível compreender a noção de semirretas, retas, paralelas e perpendiculares, entre outros conceitos. Desta maneira, a Música possibilita um trabalho interdisciplinar com diversas áreas do conhecimento.