A ARTE NA CASA DE APRENDIZAGENS

O TEATRO

Enquanto meio de expressão, a Arte é a transfiguração do visível, do sonoro, do movimento, da linguagem, dos gestos. E por meio da Arte é possível unir a tríade que forma o indivíduo. Ou seja, o intelecto, a emoção e o corpo, quanto ao que se sente, o que se pensa e como se age.

A Arte possibilita que se desenvolva a compreensão, a comunicação e uma leitura do mundo. Na medida em que ela aflora os sentidos e potencialidades, a Arte permite que os sujeitos se afetem e se deixem afetar. Através dos modos de perceber, sentir e se expressar, promove-se o desenvolvimento cultural e o exercício das múltiplas linguagens.

A Arte é social e tem que estar fundamentada nos conhecimentos artísticos para que tenha a importância necessária na educação. Apenas desta forma ela é capaz de se estabelecer como fio condutor que perpassa todo o processo de ensino e aprendizagem. É assim que pensamos e praticamos a Arte na CASA de Aprendizagens.

E, em diálogo com as outras linguagens, o Teatro cumpre o papel de elemento impulsionador de nossa proposta educativa.

O fazer teatral como elemento impulsionador

Na CASA de aprendizagens a Arte tem o Teatro como a grande mãe agregadora de todas as outras linguagens. Sendo assim, o tema provocador de experiências investigativas parte sempre de um texto teatral, o qual conduz as pesquisas e a construção dos saberes de educadores e educandos.

O Teatro, desde logo, abre as perspectivas do entendimento do mundo como um todo e das pessoas como iguais. Desta forma, ele permite ao estudante uma enorme gama de aprendizados. Alguns destes são: a socialização, a criatividade, a coordenação, a memorização, o vocabulário, entre muitos outros.

 

Como atividades específicas do fazer teatral, na CASA de Aprendizagens são realizados exercícios e jogos que estimulam a elaboração, o raciocínio e a compreensão. Mas, para além disso, busca-se a interatividade por meio do Teatro.

E isso com o objetivo de levar o estudante a ultrapassar o estímulo visual e mental. Ou seja, os sentidos já são tão solicitados nos dias de hoje pela TV, videogames, computadores etc.



O valor da experiência teatral

Na CASA de Aprendizagens, o Teatro tem por função proporcionar uma experiência de participação efetiva às crianças e aos jovens. Por meio das brincadeiras e improvisações, os estudantes são levados a vivenciar situações não frequentes no seu dia a dia.

Neste sentido, são ainda trabalhados exercícios corporais e vocais, que viabilizam a autoexpressão, a desinibição, a autoconfiança, a autoestima e a concentração.

Além dos exercícios específicos, o Teatro também possibilita a compreensão dos textos lidos, a partir da interpretação das peças trabalhadas.

Deste mesmo modo, o fazer teatral dá margem à pesquisa de diferentes gêneros literários, como a poesia, a narrativa, o conto etc.

Um texto teatral é um mundo de informações e, por meio dele, é possível abarcar diferentes contextos históricos e geográficos.

A finalização de cada ano letivo é coroada com a encenação de uma peça. Esta, que dá origem ao tema específico a ser investigado por cada turma, é também o ponto para o qual culminam todas as investigações.

Assim, o Teatro é elemento impulsionador das realizações de todas as áreas do conhecimento desenvolvidas durante o ano e relacionadas aos conteúdos do currículo escolar.


ENTRE EM CONTATO COM A CASA DE APRENDIZAGENS


TEREMOS SATISFAÇÃO EM ATENDER SUAS NECESSIDADES

Agende Uma Visita

Casa 1
Rua Dona Germaine Burchard, 197 - Perdizes
Fones: (11) 3862-0934 | (11) 3675-1474

Casa 2
Rua Dona Germaine Burchard, 239 - Perdizes
Fone.: (11) 2338-3920

Casa da Primeiríssima Infância
Rua Melo Palheta, 57 - Perdizes
Fone: (11) 2373-5616

fale conosco

Celular/WhatsApp:
(11) 94593-9959

redes sociais

Casa de Aprendizagens
© 2019-2021 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Gayatri Digital e Fábrica do Texto