“O autoconhecimento diz respeito também a uma dimensão da sensibilidade para perceber a si mesmo. Tomar, de um modo ou de outro, consciência dos próprios sentimentos, dos próprios valores, das próprias ideias para que se tenha uma conduta coerente com aquilo que se acredita. O autoconhecimento está intimamente relacionado ao conceito de autonomia.”
Valéria Arantes
Atrelado de modo inseparável à ideia da Arte e da Democracia aplicadas à educação, está o Autoconhecimento. Esta tríade, na CASA de Aprendizagens, se configura como o eixo condutor de uma prática inovadora, afetiva e respeitosa.
O Autoconhecimento visa não só o aspecto intelectual de bebês, crianças e jovens, mas o entendimento destes como sujeitos globais. Desde a afirmação de dois tipos de fundamento – mental e corporal – expostos pela filosofia de René Descartes (1596-1650), os processos intelectuais, no campo da educação, têm sido privilegiados em detrimento das demais formas de expressão, sejam elas corporais, emocionais etc.
Esta maneira dualista de enxergar os seres humanos fez com que os estudantes fossem entendidos como entes fraturados. Desta forma, eles são sempre chamados à razão e estimulados a, acima de tudo, pensar, como se o seu raciocínio pudesse ser desagregado de seu corpo físico e de seus sentimentos e emoções.
Isto pode ser facilmente observado quando lembramos de uma sala de aula tradicional, com suas cadeiras cartesianamente organizadas, para que os estudantes ali se sentem e assim permaneçam por longo período. Ou quando recordamos a clássica estruturação curricular, em que os momentos dedicados a atividades que envolvem o corpo são restritos às aulas de Educação Física.
É perceptível o protagonismo que o intelecto sempre teve na educação, na qual poucas vezes se considerou um sujeito completo, que explora todas as suas possibilidades de conhecer o mundo por meio de suas múltiplas formas de interação. Por outro lado, enquanto capacidade de identificar os próprios sentimentos, emoções e ações, o Autoconhecimento se mostra imprescindível para que bebês, crianças e jovens sejam capazes de enfrentar diversas situações, bem como reconhecer suas habilidades, qualidades, fraquezas, pontos fortes.
O Autoconhecimento é, portanto, um dos pilares da proposta de educativa da CASA de Aprendizagens, que visa possibilitar o desenvolvimento desta capacidade em nossos estudantes. Acreditamos que a abertura de espaço para o Autoconhecimento durante a infância e adolescência seja essencial, pois permite que bebês, crianças e jovens se conectem consigo mesmos e aumentem a compreensão de que suas ações geram consequências positivas e negativas.
Por isso, na CASA de Aprendizagens valorizamos muito o momento do livre brincar, fundamental para o estímulo social e cognitivo de nossos estudantes. Nestes momentos, além de explorarem suas competências de forma intensa, eles testam novas habilidades e seus limites enquanto sujeitos do saber. Assim, entre outras atividades, a brincadeira em grupo ou individual, entendida como estratégia pedagógica, permite aos bebês, às crianças e aos jovens se autoconhecerem.
A nosso ver, o papel da escola neste processo se apresenta indispensável, já que esta se configura como a primeira experiência de bebês e crianças em um grupo social do qual fazem parte, e que os coloca no lugar daquele que compartilha, seja o lanche, o brinquedo, os horários, as atividades, as frustrações. Por isso, na CASA de Aprendizagens, aos estudantes é oferecida a oportunidade de se desenvolverem como seres íntegros e reconhecidamente afetivos. E, por meio do respeito às singularidades, acreditamos na mobilização inovadora de todas as formas de inteligência atuando em favor de sua educação.
Estamos de portas, janelas e corações abertos para recebê-los em nossa CASA de Aprendizagens!
R. Dona Germaine Burchard, 197
Perdizes - São Paulo -SP
Fones: 11 3862-0934 | 11 3675-1474
R. Dona Germaine Burchard, 239
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: 11 2338-3920
Rua Melo Palheta, 57
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: (11) 2373-5616
© 2024 – CASA de Aprendizagens – Todos os direitos reservados