De acordo com seu livro Democracia e participação escolar, Puig define as assembleias como o momento institucional da palavra e do diálogo. O momento em que estudantes e educadores se reúnem para refletir, para tomar consciência de si mesmos enquanto um coletivo e para transformar o que consideram oportuno, a fim de melhorar o trabalho e a convivência escolar.
O espaço das assembleias não se destina exclusivamente à resolução de conflitos, mas também à evidenciação de eventos positivos, felicitação de conquistas pessoais ou coletivas e discussão de temáticas para projetos futuros. Assim, este espaço permite experiências conceituais concretas de Democracia na escola, que levam todos os membros da comunidade a vivenciarem um ambiente de interlocução e de deliberações conjuntas.
Ainda, a implementação de tais assembleias solicita a transformação das relações interpessoais, ao mesmo tempo que intervêm na construção psicológica e moral de seus agentes. Atuando na multidimensionalidade constituinte dos sujeitos que frequentam este espaço, podemos desenvolver valores de forma democrática e reflexiva.
É desta forma que a CASA de Aprendizagens acredita ser possível uma nova forma de educação, a qual se baseia no prazer de aprender dos estudantes e de ensinar dos educadores. Queremos uma escola prazerosa, a qual bebês, crianças e jovens queiram frequentar e na qual tenham prazer no que desenvolvem diariamente. Uma escola cujos membros sintam que ela tem significado para suas vidas e que contribua, por meio do cultivo das relações democráticas, com uma educação para a cidadania.