Sabe aquele lugar onde sentimos?
Sentimos conforto, segurança, alegria.
Aquele lugar que rapidamente passa a fazer parte de nós mesmos e que também passamos a ser parte?
Sentimos que é possível realizar aquela aventura, descobrir um novo caminho, acreditar, seguir, crescer.
Este lugar está aqui!
Assim foi pensada a Primeiríssima Infância da CASA de Aprendizagens.
Um espaço de carinho e acolhimento para as nossas crianças de 1 a 3 anos vivenciarem a poesia e a beleza do caminhar, para que possam seguir fortalecidas e sempre inteiras pela vida toda!
Na CASA de Aprendizagens, o principal aspecto do trabalho com a Primeiríssima Infância é a interação com o outro e a formação de hábitos.
Por isso, nossa proposta educativa envolve atividades diversas de estimulação, socialização, recreação, contação de histórias e exploração do ambiente.
Estas são divididas por eixos, conforme sua intencionalidade pedagógica para a formação dos bebês.
O Eixo Exploração dos Objetos e Brincadeiras se baseia na ideia de que brincando os bebês desenvolvem a capacidade de imaginar. E a imaginação tem, entre outras, uma função importante na regulação das próprias emoções e das ações.
Assim, a brincadeira e o faz de conta são meios também de se desenvolver a linguagem. Imaginando, os bebês se comunicam, constroem histórias e expressam vontades.
Por isso, o Eixo Exploração dos Objetos e Brincadeiras, na CASA de Aprendizagens, tem como foco o desenvolvimento do Conhecimento pela Imaginação.
Dentro do Eixo Linguagem Oral e Comunicação, são trabalhadas questões relativas aos meios de expressão. Pois hoje se sabe que a evolução da comunicação não se dá de forma espontânea, nem está relacionada à genética ou à hereditariedade. Com isso, não se espera que as crianças de 2 ou 3 anos memorizem ou rabisquem letras.
No entanto, vivenciar atividades de comunicação e leitura interessantes, respeitando o nível de desenvolvimento, ajuda os pequenos quando chegarem à fase de alfabetização.
Portanto, na CASA de Aprendizagens, o objetivo do Eixo Linguagem Oral e Comunicação é viabilizar aos bebês o primeiro Contato com a Escrita.
O Eixo Desafios Corporais trata de parte importante da experiência humana e da cultura. E esta se refere ao movimento, um meio de expressão relacionado à significação de si, do outro e do mundo.
Neste sentido, destaca-se o desenvolvimento da capacidade de controlar suas ações motoras. Pois tal capacidade está fortemente ligada ao sentido que os bebês atribuem a si próprios como pessoas independentes, contribuindo para a sua autonomia.
Assim, o Eixo Desafios Corporais, na CASA de Aprendizagens, visa estimular nos bebês o Domínio do Corpo e Destreza.
Para ser grande, sê inteiro:
Nada teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa.
Põe quanto és no mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha porque alta vive.
Fernando Pessoa
Bebês têm necessidade de agir e aprender sobre o que os rodeia, e é sobre este fato que se baseia o Eixo Exploração do Ambiente. Eles se utilizam dos olhos, nariz, ouvidos, boca, mãos e pés, no sentido de interagirem com as pessoas ou objetos à sua volta.
Por meio da curiosidade e da observação, as crianças buscam entender o como e o porquê dos fenômenos da natureza e da sociedade. E à medida em que os pequenos são provocados a trabalhar estas características, eles adquirem informações sobre o mundo e constroem a gênese do conhecimento.
Desta forma, o Eixo Exploração do Ambiente, na CASA de Aprendizagens, pretende concretizar a ideia de que os bebês têm O Mundo Todo Para Conhecer.
A capacidade de se perceber, aos poucos, como um ser independente ao receber os estímulos devidos é o tema do Eixo Identidade e Autonomia. E isso porque o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e linguístico adequado está intimamente ligado à progressiva construção da personalidade.
Por sua vez, o desenvolvimento desta mesma personalidade não independe das capacidades de se relacionar e se comunicar com as outras pessoas. Se nos primeiros meses de vida, a criança e o mundo são a mesma coisa, é por meio da interação que esta percepção se altera. Tendo isso em vista, na CASA de Aprendizagens, o Eixo Identidade e Autonomia busca possibilitar aos bebês A Construção da Independência.
A Arte, nesta fase, remete à apropriação de diversas linguagens que formam a expressividade humana. E este é o mote do Eixo Exploração e Linguagem Plástica. Porém, trabalhar o tema com os pequenos não significa levá-los a produzir obras de arte.
A expressão artística é um meio de controle motor, de compreensão do espaço e de desenvolvimento da imaginação. As atividades relacionadas aos diferentes campos das Artes também são importantes no desenvolvimento da identidade e da autonomia dos bebês. Por isso, o Eixo Exploração e Linguagem Plástica, na CASA de Aprendizagens, procura incentivar a Expressão e Percepção Visual.
Desde antes do nascimento, os bebês estão imersos em um mundo repleto de sons e são capazes de reagir a eles. Quando nascem, conseguem distinguir a voz humana e, mesmo sem saber articular as palavras ou dominar seus passos, tentam seguir os movimentos com as mãos. De acordo com tais constatações, são estas capacidades o foco do Eixo Linguagem Musical e Expressão Corporal.
O trabalho com ritmos tem uma importante relação com as atividades de movimento. E as músicas são ainda uma ferramenta para a aquisição da linguagem verbal. Pode-se também destacar que fornecer um repertório amplo de sons é garantir o acesso à cultura aos bebês. Pelos motivos citados, na CASA de Aprendizagens, o Eixo
Linguagem Musical e Expressão Corporal entende que os bebês são natos Produtores de Música.
R. Dona Germaine Burchard, 197
Perdizes - São Paulo -SP
Fones: 11 3862-0934 | 11 3675-1474
R. Dona Germaine Burchard, 239
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: 11 2338-3920
Rua Melo Palheta, 57
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: (11) 2373-5616
© 2024 – CASA de Aprendizagens – Todos os direitos reservados