QUEM FOI BELL HOOKS?

IDEIAS QUE NOS ESPERANÇAM

Estusiasmados pelo nosso atual Tema Provocador de Experiências Investigativas, seguimos apresentando certos pensadores cujas ideias nos ESPERANÇAM, como bell hooks. Ao longo de sua carreira, hooks recebeu muitos títulos: ativista social, feminista, intelectual, poeta, autora, crítica cultural, acadêmica. Porém, o mais importante, para nós da CASA de Aprendizagens, foi o de educadora.

BELL HOOKS – VIDA E CONTEXTO

Bell Hooks nasceu em 25 de setembro de 1952, como Gloria Jean Watkins, em Hopkinsville, Kentucky. Crescendo no contexto de segregação racial dos Estados Unidos, ela se deparou com professores racistas ao longo de sua formação. Porém, esse fato só estimulou o seu processo de conscientização acerca de uma necessária e urgente tranformação político-social.

Apesar dos desafios e obstáculos que poderiam facilmente tê-la impedido de continuar seus estudos, hooks se formou em Letras na Universidade de Stanford. Depois fez mestrado, também em Letras, pela Universidade Wisconsin-Madison, e concluiu seu doutorado na Universidade da Califórnia, Santa Cruz.

Para homenagear sua bisavó materna e distanciar seu trabalho de sua individualidade como Gloria Watkins, ela escolheu o nome bell hooks. Já a grafia do pseudônimo em letras minúsculas foi adotada para enfatizar suas reflexões em vez de sua identidade.

OBRAS DE BELL HOOKS

Seu primeiro trabalho, uma coletânea de poemas intitulada And There Wept, foi publicado em 1978. Porém, a obra que projetaria mundialmente suas ideias seria lançada três anos depois. E Eu Não Sou uma Mulher? – Mulheres Negras e Feminismo, publicado no Brasil pela editora Rosa dos Tempos, tornou-a uma voz influente no pensamento feminista.

Desde então, hooks escreveu mais de trinta livros e vários artigos. Seus textos cobrem uma gama de relações de exploração, referentes à raça, gênero, classe, cultura e sexualidade. Paralelamente as suas atividades como pensadora e escritora, ela começou a dar aulas em nível universitário.

Sua carreira acadêmica teve início na Universidade da Califórnia, estendendo-se posteriormente à Universidade de Yale, Oberlin College, City College de Nova Iorque e Berea College em Kentucky. E enquanto hooks desejava ser escritora e só dava aulas como forma de sustentar sua escrita, ela gradativamente descobriu grande alegria e paixão em ensinar.

Por isso, algumas de suas obras passaram a refletir sobre as relações entre ensino e aprendizagem, especialmente sua trilogia de livros sobre Educação. Essa trilogia é composta pelas obras, em tradução para o português: Ensinando a Transgredir, Ensinando Comunidade e Ensinando Pensamento Crítico.

IDEIAS DE BELL HOOKS

Na medida em que suas ideias confrontam fortemente a opressão, hooks fornece uma perspectiva para a educação que desafia o status quo. Embora sua escrita seja suave, ela articula densas questões interdisciplinares, permitindo ao leitor conectar-se a histórias pessoais e simultaneamente às referências da autora.

Em seus textos sobre feminismo, hooks descomplixifica a teoria que ampara o movimento feminista e sua história, para falar contra o sexismo. E isso porque, ao desenvolver seus argumentos, ela se fundamenta na divisão de classes e no pensamento crítico, conhecimento que hooks acredita limitado às concepções de homens brancos privilegiados.

Assim, sua visão da sociedade proporciona aos educadores um modelo de enfrentamento das injustiças e da construção de espaços de união. Ao mesmo tempo em que fortalece a defesa do que de fato significa avançar para a autorealização e viver livremente em uma comunidade democrática.

Não só o pensamento de Bell Hooks e suas obras, mas sua trajetória de vida e sua prática como educadora inspiram a nossa Pedagogia dos Sonhos Possíveis!

Por isso, Bell Hooks é, sem dúvida, um exemplo de Esperançar para nós da CASA de Aprendizagens!

Fique de olho em nossa página no Facebook e no Instagram para acompanhar a abertura de novas vagas!

E não deixe também de acompanhar as nossas postagens por aqui.

Agende Uma Visita

Casa 1

R. Dona Germaine Burchard, 197
Perdizes - São Paulo -SP
Fones: 11 3862-0934 | 11 3675-1474

Casa 2

R. Dona Germaine Burchard, 239
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: 11 2338-3920

Casa da Primeiríssima Infância

Rua Melo Palheta, 57
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: (11) 2373-5616

Fale Conosco

Localização

© 2024 – CASA de Aprendizagens – Todos os direitos reservados