QUEM FOI EMMI PIKLER?

EDUCADORES QUE INSPIRAM: EMMI PIKLER

Para dar continuidade ao ciclo de artigos sobre algumas referências que nos ESPERANÇAM, apresentamos Emmi Pikler. Conforme nosso Tema Provocador de Experimentarias Investigativas, “Esperançar – Pedagogia dos Sonhos Possíveis”, destacamos os aspectos inovadores de sua concepção educativa.

Quem foi Emmi Pikler
Foto: Emmi Pikler | © Divulgação

VIDA E OBRA DE EMMI PIKLER

A doutora Emmi Pikler foi uma pediatra, autora e conferencista húngara conhecida por sua abordagem revolucionária no cuidado de bebês e crianças pequenas. Abordagem que nasce não só dos conhecimentos de Pikler enquanto médica pediatra, mas da experiência com sua filha e com o Instituto Lóczy.

Localizado em Budapeste e fundado em 1946, o Instituto Lóczy é uma instituição que acolhe crianças órfãs e abandonadas, a qual Pikler dirigiu por mais de trinta anos. Desde a morte de Pikler, milhares de pessoas participam de treinamentos no próprio Instituto, que hoje leva o nome de sua fundadora.

Dando continuidade às aplicações práticas da pedagogia Pikler, o Instituto conserva a missão de educar bebês e crianças pequenas com respeito. Portanto, o principal objetivo da instituição é preservar a competência, autonomia e integridade das crianças de zero a seis anos. Além disso, existem várias associações Pikler espalhadas pelo mundo todo, incluindo a Europa, Ásia e Américas do Norte e do Sul.

Quem foi Emmi Pikler
Foto: Emmi Pikler | © Divulgação

A ABORDAGEM PIKLER

Para o desenvolvimento dessa abordagem, Emmi Pikler fundamentou-se na observação dos bebês. Essas observações a levaram à conclusão de que, desde seu nascimento, eles são sujeitos ativos e não apenas passivos necessitando de cuidados. A partir dessa premissa, Pikler estabeleceu uma série de princípios para que o autoconhecimento fosse estimulado desde a mais tenra idade.

Tendo isso em vista, o método da observação se torna um elemento de importância fundamental na abordagem Pikler. A observação passa a ser a chave para a compreensão das necessidades e do comportamento de bebês e crianças pequenas. Isso porque o olhar atento contribui para a tomada de decisões do adulto sobre como estruturar o ambiente para incentivar os próximos estágios da infância.

Por sua vez, a importância da observação passa a exigir o desenvolvimento de habilidades específicas do educador ou educadora. Pois ao observar a atividade autônoma da criança, há que se questionar sobre o que procurar nas suas brincadeiras e ações. Ao mesmo tempo, faz-se necessário elaborar como comunicar tais observações aos familiares, a fim de se manter um diálogo ativo com a comunidade escolar.

Livros de referência de Emmi Pikler
Foto: Livros Emmi Pikler | © Divulgação

OS PILARES DE UMA EDUCAÇÃO INOVADORA

Para tanto, um dos pilares da abordagem Pikler é a construção de uma segurança afetiva na relação entre educadores/as e bebês e crianças. Nesse sentido, Pikler sugere ações relativamente simples, como falar com os bebês durante os cuidados diários, olhar nos olhos deles e perceber suas reações. Essa é uma forma de eles se sentirem seguros e do ambiente se tornar mais calmo e tranquilo.

O comportamento adulto respeitoso para com os bebês e as crianças pequenas visa uma orientação sem lutas de poder, força ou violência involuntária. Somando-se à resolução de conflitos sem coerção, ele possibilita a exploração independente do movimento. E, com isso, uma qualidade diferenciada de aproveitamento do tempo, para que o bebê aproveite a experiência de forma prazerosa, sentindo cada atenção e cuidado que recebe.

Outro pilar de suma importância para a abordagem Pikler é o livre brincar. Ele permite o movimento autoiniciado e o desenvolvimento espontâneo de bebês e crianças pequenas. Por meio do brincar, eles desenvolvem várias habilidades e aprendem a lidar com suas ações de modo natural. De acordo ainda com os diferentes estágios de crescimento, eles experimentam seu próprio ritmo, sem serem apressados.

Quem foi Emmi Pikler
Foto: Livro de Emmi Pikler | © Divulgação

Como se observa, o pensamento de Emmi Pikler dá mostras de uma pessoa sensivelmente inquieta, cuja conexão com o mundo ao seu redor transformou-se em uma prática inovadora.

Logo, a vida e a obra de Emmi Pikler são exemplos de ESPERANÇAR para nós da CASA de Aprendizagens! 

Fique de olho em nossa página no Facebook e no Instagram para acompanhar a abertura de novas vagas!

E não deixe também de acompanhar as nossas postagens por aqui.

Agende Uma Visita

Casa 1

R. Dona Germaine Burchard, 197
Perdizes - São Paulo -SP
Fones: 11 3862-0934 | 11 3675-1474

Casa 2

R. Dona Germaine Burchard, 239
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: 11 2338-3920

Casa da Primeiríssima Infância

Rua Melo Palheta, 57
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: (11) 2373-5616

Fale Conosco

Localização

© 2024 – CASA de Aprendizagens – Todos os direitos reservados