Para dar continuidade ao ciclo de artigos sobre algumas referências que nos ESPERANÇAM, apresentamos Emmi Pikler. Conforme nosso Tema Provocador de Experimentarias Investigativas, “Esperançar – Pedagogia dos Sonhos Possíveis”, destacamos os aspectos inovadores de sua concepção educativa.
A doutora Emmi Pikler foi uma pediatra, autora e conferencista húngara conhecida por sua abordagem revolucionária no cuidado de bebês e crianças pequenas. Abordagem que nasce não só dos conhecimentos de Pikler enquanto médica pediatra, mas da experiência com sua filha e com o Instituto Lóczy.
Localizado em Budapeste e fundado em 1946, o Instituto Lóczy é uma instituição que acolhe crianças órfãs e abandonadas, a qual Pikler dirigiu por mais de trinta anos. Desde a morte de Pikler, milhares de pessoas participam de treinamentos no próprio Instituto, que hoje leva o nome de sua fundadora.
Dando continuidade às aplicações práticas da pedagogia Pikler, o Instituto conserva a missão de educar bebês e crianças pequenas com respeito. Portanto, o principal objetivo da instituição é preservar a competência, autonomia e integridade das crianças de zero a seis anos. Além disso, existem várias associações Pikler espalhadas pelo mundo todo, incluindo a Europa, Ásia e Américas do Norte e do Sul.
Para o desenvolvimento dessa abordagem, Emmi Pikler fundamentou-se na observação dos bebês. Essas observações a levaram à conclusão de que, desde seu nascimento, eles são sujeitos ativos e não apenas passivos necessitando de cuidados. A partir dessa premissa, Pikler estabeleceu uma série de princípios para que o autoconhecimento fosse estimulado desde a mais tenra idade.
Tendo isso em vista, o método da observação se torna um elemento de importância fundamental na abordagem Pikler. A observação passa a ser a chave para a compreensão das necessidades e do comportamento de bebês e crianças pequenas. Isso porque o olhar atento contribui para a tomada de decisões do adulto sobre como estruturar o ambiente para incentivar os próximos estágios da infância.
Por sua vez, a importância da observação passa a exigir o desenvolvimento de habilidades específicas do educador ou educadora. Pois ao observar a atividade autônoma da criança, há que se questionar sobre o que procurar nas suas brincadeiras e ações. Ao mesmo tempo, faz-se necessário elaborar como comunicar tais observações aos familiares, a fim de se manter um diálogo ativo com a comunidade escolar.
Para tanto, um dos pilares da abordagem Pikler é a construção de uma segurança afetiva na relação entre educadores/as e bebês e crianças. Nesse sentido, Pikler sugere ações relativamente simples, como falar com os bebês durante os cuidados diários, olhar nos olhos deles e perceber suas reações. Essa é uma forma de eles se sentirem seguros e do ambiente se tornar mais calmo e tranquilo.
O comportamento adulto respeitoso para com os bebês e as crianças pequenas visa uma orientação sem lutas de poder, força ou violência involuntária. Somando-se à resolução de conflitos sem coerção, ele possibilita a exploração independente do movimento. E, com isso, uma qualidade diferenciada de aproveitamento do tempo, para que o bebê aproveite a experiência de forma prazerosa, sentindo cada atenção e cuidado que recebe.
Outro pilar de suma importância para a abordagem Pikler é o livre brincar. Ele permite o movimento autoiniciado e o desenvolvimento espontâneo de bebês e crianças pequenas. Por meio do brincar, eles desenvolvem várias habilidades e aprendem a lidar com suas ações de modo natural. De acordo ainda com os diferentes estágios de crescimento, eles experimentam seu próprio ritmo, sem serem apressados.
Como se observa, o pensamento de Emmi Pikler dá mostras de uma pessoa sensivelmente inquieta, cuja conexão com o mundo ao seu redor transformou-se em uma prática inovadora.
Logo, a vida e a obra de Emmi Pikler são exemplos de ESPERANÇAR para nós da CASA de Aprendizagens!
Seminário Internacional sobre a Abordagem Reggio Emilia
Como a História do Brasil é contada hoje
A Pesquisa da CASA em torno de um sujeito
Culminâncias do 1º Semestre na CASA
Férias na CASA de Aprendizagens
Três ambientes de aprendizagem do estudo do meio
R. Dona Germaine Burchard, 197
Perdizes - São Paulo -SP
Fones: 11 3862-0934 | 11 3675-1474
R. Dona Germaine Burchard, 239
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: 11 2338-3920
Rua Melo Palheta, 57
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: (11) 2373-5616
© 2024 – CASA de Aprendizagens – Todos os direitos reservados