A Democracia não é apenas um sistema político ou uma forma de organização do Estado. Uma sociedade democrática não é, somente, aquela na qual os governantes são eleitos pelo voto. A Democracia prevê a participação de todos os membros da sociedade nos processos decisórios que se referem às suas vidas, ou seja, em casa, na escola, no bairro etc.
Para se considerar determinada formação social enquanto democrática, há que se avaliar o conjunto das relações e práticas desenvolvidas em todas as instâncias de inserção dos seus membros nesta mesma sociedade. Assim, a Democracia defende o direito de participação de todos nas decisões que beneficiem a qualidade de vida em sociedade. Porém, para que haja esta verdadeira participação, todos os indivíduos necessitam conhecer e viver desde sua infância os princípios democráticos, desenvolvendo assim sua autonomia democrática.
Ao assumir a perspectiva política e filosófica de uma educação democrática, a CASA de Aprendizagens acredita colocar seus estudantes como atores centrais do processo educativo. E, como ponto de partida para este exercício, nossa escola reconhece o direito de escolha dos bebês, crianças e jovens, no sentido do respeito às suas decisões, de acordo com suas próprias capacidades, desejos e valores.
Neste sentido, na CASA de Aprendizagens também não há hierarquização do conhecimento, que é respeitado, valorizado e construído coletiva e cooperativamente, devido a uma contínua troca de saberes. Os adultos são, portanto, pedagogos e facilitadores que participam do processo educativo, auxiliando nas atividades desenvolvidas por nossos estudantes.