BREVE HISTÓRICO DO JORNAL ESCOLAR
Indícios da produção de jornais escolares no Brasil já podem ser encontrados na metade do século XIX. Porém, o jornal elaborado pelos estudantes, seja como atividade de sala de aula ou extraclasse, ganha relevo nas primeiras décadas do século XX. E é com o movimento de renovação da educação chamado Escola Nova que esta atividade se destaca enquanto prática educativa.
Foi Celéstin Freinet (1896-1966), pedagogo francês e uma importante referência para a educação, que ampliou a divulgação e utilização do jornal escolar. Para ele, o envolvimento dos estudantes na sua criação e produção trazia inúmeros benefícios ao processo de ensino-aprendizagem.
O Educador Celstin Freinet.
OS BENEFÍCIOS DO JORNAL ESCOLAR
Do ponto de vista literário, cita-se o trabalho de escolha dos temas, busca de fatos, redação e revisão de textos, entre outras atividades. Mas há também o aspecto gráfico, visual e, portanto, artístico do jornal.
Todas essas tarefas incentivam a leitura e a escrita, estimulam a pesquisa, possibilitam o acesso à informação e a opiniões diferentes. Somando-se a isso o envolvimento estético e criativo, o jornal escolar contribui para a maior interação do estudante com a realidade.
Ele dinamiza, portanto, a ação educativa e desperta a participação do estudante, desenvolvendo o aprendizado, o conhecimento de técnicas e a formação de hábitos, como a solidariedade e o trabalho em grupo.
Assim, o jornal escolar se mostra uma importante ferramenta para motivar o interesse do estudante. E este é, conforme acreditamos na CASA de Aprendizagens, um dos principais elementos do processo educativo. Isso porque ele impulsiona o educando na busca do aprendizado e, desta forma, na construção dos seus conhecimentos. O que pode ser, inclusive, verificado na produção do jornal escolar 5 DA MANHÃ!
O JORNAL ESCOLAR “5 DA MANHÔ DA CASA DE APRENDIZAGENS
A Turma 5 da manhã, formada pelo 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, laçou o seu mais novo projeto, o jornal 5 DA MANHÃ. Esta iniciativa teve a orientação do educador-tutor Vitor D’Avila e da coordenadora pedagógica Susy Vieira. E seu esforço de produção empolgou os estudantes, que encontraram uma forma prazerosa de ler e produzir textos.
Além da prática de leitura e produção textual, eles tiveram também a oportunidade de aprender como é feito um projeto gráfico. E isso desde a diagramação até estratégias compositivas e demais elementos que compõem uma edição jornalística. Para tanto, os estudantes foram acompanhados e orientados por Isabela Sarkis de Carvalho, da Editora de Arte da BARN Editorial.
O jornal, lançado em 16/04/2021, será mensal e feito em duas versões, diagramado para leitura digital e também em vídeo para os pequenos. Na primeira edição, nascida no momento de aulas presenciais, a turma traz, entre outros conteúdos, sua rotina na escola em tempos de pandemia. Mas há ainda a coluna dos aniversariantes e o cardápio alimentar do mês de março na CASA de Aprendizagens.
Ao leitor, fica claro que o jornal 5 DA MANHÃ se configura como parte da cultura escolar. Ele expressa nitidamente as marcas da interpretação e do significado que os estudantes atribuem à vida na escola, suas práticas, seus valores e seus símbolos. Neste sentido, 5 DA MANHÃ ainda traz notícia dos acontecimentos da CASA de Aprendizagens, quadrinhos e um tutorial de jogos e brincadeiras.
Sobre outras experiências literárias da CASA de Aprendizagens, veja nossas postagens sobre a Ciranda Literária e a Leitura Compartilhada.
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