Nada poderá ser feito antes que uma geração inteira de gente boa e justa assuma a tarefa de criar a sociedade ideal.
Paulo Freire
Toda casa precisa de certos elementos para que sua construção se sustente, e na CASA de Aprendizagens, isto não seria diferente. Estes elementos, no nosso caso, são de ordem filosófica, mas, como na concretude de uma construção, também atuam como pilares de sustentação para nossa proposta educativa. São eles: a Arte, o Autoconhecimento e a Democracia.
Essa tríade, formada por conceitos abstratos, se transforma, na CASA de Aprendizagens, em eixos condutores de uma prática pedagógica inovadora, afetiva e respeitosa, que reconhece a escola e os seus sujeitos como protagonistas e construtores de conhecimento e cultura. O que significa fazer da escola e do mundo um grande sonho e desejo.
O desenvolvimento desta proposta conduz nossos bebês, crianças e jovens por um caminho de integração com a sua natureza e os situa em relação ao todo, possibilitando a construção de sua identidade pessoal com o(s) outro(s).
Deixando-os à vontade para partilharem seus sentimentos e conflitos, nossa rotina escolar é pautada por vínculos de proximidade, que fortalecem os laços de confiança já estabelecidos.
Na CASA de Aprendizagens, esta prática vem demonstrando a importância das relações no processo do aprendizado, as quais se revelam no auxílio mútuo e, portanto, nas contribuições com experiências ou ideias, e até mesmo na admiração das conquistas, como que comprovando o acontecido.
O envolvimento entre os diferentes sujeitos viabiliza a troca de características, a ampliação de referências e a criação de uma consciência de algo maior. E este pensamento global significa a compreensão da nossa responsabilidade social e planetária.
Respeitar nossos bebês, crianças e jovens como indivíduos, atribuindo à experiência o papel principal na relação entre educadores e estudantes, foi a grande descoberta deste caminho.
Quando a escola renuncia à sua rigidez, ela passa a ser um organismo vivo, no qual atua um sistema complexo e orgânico de seres humanos destinados a uma reconceituação do mundo. Desta forma, a escola ressignifica a ideia de conhecimento e passa, inexoravelmente, a agir como instrumento de liberdade do ser e do saber.
Percebemos que esta abordagem de fortalecimento do indivíduo deixa-o livre para fazer suas escolhas e, desta forma, construir sua autonomia. Assim, ela prepara os estudantes para o mundo, encorajando-os para qualquer enfrentamento que possa ser necessário.
E isso por meio do respeito ao seu tempo, às suas facilidades ou fragilidades e do incentivo às suas próprias descobertas, que tornam o saber algo prazeroso. Este é o caminho de proposta educativa da CASA de Aprendizagens, que tem como pilares: a Arte, o Autoconhecimento e a Democracia.
R. Dona Germaine Burchard, 197
Perdizes - São Paulo -SP
Fones: 11 3862-0934 | 11 3675-1474
R. Dona Germaine Burchard, 239
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: 11 2338-3920
Rua Melo Palheta, 57
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: (11) 2373-5616
© 2024 – CASA de Aprendizagens – Todos os direitos reservados