TRÊS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM DO ESTUDO DO MEIO

3 ambientes de aprendizagem do estudo do meio

Recentemente, publicamos o artigo ‘O estudo do meio na zona rural. Nele, falamos um pouco sobre essa prática pedagógica da CASA de Aprendizagens e seus princípios educacionais. Também apresentamos uma experiência vivenciada pelas turmas da Educação Infantil em visita ao campo.

Voltamos agora a esse assunto no sentido de aprofundar as possibilidades do estudo do meio tal como explorado na CASA de Aprendizagens. Para tanto, expomos a seguir três outras investigações, que envolvem distintos ambientes e, com isso, diferentes situações de aprendizagem. A partir dos sujeitos de pesquisa de cada turma, esse artigo contempla novos segmentos e certos desdobramentos, em ambiente escolar, oportunizados pelo estudo do meio.


O ESTUDO DO MEIO NO BECO DO BATMAN

As crianças da turma 2 da Educação Infantil estão investigando o que as ruas comunicam e como se estabelece essa comunicação. Por isso, elas fizeram uma saída pedagógica para o Beco do Batman na Vila Madalena, bairro da Zona Oeste da cidade de São Paulo. O foco dessa pesquisa foi identificar as formas de manifestação da escrita e as diferentes linguagens artísticas usadas para expressá-la.

Pelas andanças nas ruas e vielas desse beco recheado de arte, as crianças puderam ler os grafites das paredes, as pixações e os adesivos colados nos postes. Já as animações que surgem na tela do celular foram acessadas por meio do programa QR Code. A galeria itinerante de xilogravura ganhou um grupo de admiradores, mas a maior diversão foram as orelhas de parede. Todas receberam um segredo ou contaram algo para quem estendia seu ouvido!

O ESTUDO DO MEIO NO MUSEU AFRO BRASIL

A turma 3 do Ensino Fundamental I fez um estudo do meio no Museu Afro Brasil de São Paulo, localizado no Parque do Ibirapuera. Junto com a educadora-tutora Dhandara Ferreira, as crianças descobriram que museu não guarda apenas ossos de dinossauros e fósseis humanos, como registrado em seu imaginário.

Na visita, os estudantes se depararam com diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros. E, entre as obras contempladas pela turma, uma lhes chamou a atenção: o quadro Operários, de Tarsila do Amaral. À vista disso, na volta para escola, as crianças iniciaram a feitura de uma atividade de colagem inspirada na pintura de Tarsila.

No ateliê da CASA de Aprendizagens, as crianças foram convidadas a procurar em revistas antigas a diversidade de rostos, feições e fisionomias que compõem nosso país. Esse primeiro registro foi levado para a casa com uma sacola repleta de revistas, a fim de que continuassem a pesquisa junto aos seus familiares.

O ESTUDO DO MEIO NA ALESP

A turma 5 do Ensino Fundamental I tem pesquisado os nossos direitos, onde estão escritos e quem são os responsáveis por zelar por eles. A fim de somar às descobertas já feitas pelas crianças em ambiente escolar, elas fizeram um estudo do meio na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP). Em visita guiada, os estudantes puderam entender o seu funcionamento, ouvir histórias e acompanhar uma linda aula sobre democracia. A turma também encontrou com alguns deputados, que contaram um pouco acerca do trabalho deles e responderam a todas as perguntas das crianças.

Os estudantes ainda passearam por diversos lugares importantes, como o Plenário JK. Lá conheceram como as sessões são feitas, onde se sentam os parlamentares e de que modo acontecem as votações. As crianças se apropriaram do lugar e se sentiram em casa ou na “Casa do Povo”, como a ALESP é conhecida.

Além de todos os aprendizados mobilizados, esse estudo do meio viabilizou um exercício de cidadania. Aproximando os estudantes de um espaço que lhes deve ser familiar, acreditamos favorecer a formação de seres humanos mais participativos, que contribuam ativamente para a construção de uma nova sociedade!

Por meio desses três exemplos, procuramos apresentar as relações de aprendizagem oportunizadas pelo estudo do meio, tal como trabalhado em nossa escola.

Caso tenha se interessado pelo assunto, não deixe também de conferir ‘O estudo do meio na zona rural‘. E continue acompanhando as nossas publicações!

Fique de olho em nossa página no Facebook e no Instagram para acompanhar a abertura de novas vagas!

E não deixe também de acompanhar as nossas postagens por aqui.

Agende Uma Visita

Casa 1

R. Dona Germaine Burchard, 197
Perdizes - São Paulo -SP
Fones: 11 3862-0934 | 11 3675-1474

Casa 2

R. Dona Germaine Burchard, 239
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: 11 2338-3920

Casa da Primeiríssima Infância

Rua Melo Palheta, 57
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: (11) 2373-5616

Fale Conosco

Localização

© 2024 – CASA de Aprendizagens – Todos os direitos reservados