QUEM FOI EMMI PIKLER?

EDUCADORES QUE INSPIRAM: EMMI PIKLER

Para dar continuidade ao ciclo de artigos sobre algumas referências que nos ESPERANÇAM, apresentamos Emmi Pikler. Conforme nosso Tema Provocador de Experimentarias Investigativas, “Esperançar – Pedagogia dos Sonhos Possíveis”, destacamos os aspectos inovadores de sua concepção educativa.

Quem foi Emmi Pikler

VIDA E OBRA DE EMMI PIKLER

A doutora Emmi Pikler foi uma pediatra, autora e conferencista húngara conhecida por sua abordagem revolucionária no cuidado de bebês e crianças pequenas. Abordagem que nasce não só dos conhecimentos de Pikler enquanto médica pediatra, mas da experiência com sua filha e com o Instituto Lóczy.

Localizado em Budapeste e fundado em 1946, o Instituto Lóczy é uma instituição que acolhe crianças órfãs e abandonadas, a qual Pikler dirigiu por mais de trinta anos. Desde a morte de Pikler, milhares de pessoas participam de treinamentos no próprio Instituto, que hoje leva o nome de sua fundadora.

Dando continuidade às aplicações práticas da pedagogia Pikler, o Instituto conserva a missão de educar bebês e crianças pequenas com respeito. Portanto, o principal objetivo da instituição é preservar a competência, autonomia e integridade das crianças de zero a seis anos. Além disso, existem várias associações Pikler espalhadas pelo mundo todo, incluindo a Europa, Ásia e Américas do Norte e do Sul.

Quem foi Emmi Pikler

A ABORDAGEM PIKLER

Para o desenvolvimento dessa abordagem, Emmi Pikler fundamentou-se na observação dos bebês. Essas observações a levaram à conclusão de que, desde seu nascimento, eles são sujeitos ativos e não apenas passivos necessitando de cuidados. A partir dessa premissa, Pikler estabeleceu uma série de princípios para que o autoconhecimento fosse estimulado desde a mais tenra idade.

Tendo isso em vista, o método da observação se torna um elemento de importância fundamental na abordagem Pikler. A observação passa a ser a chave para a compreensão das necessidades e do comportamento de bebês e crianças pequenas. Isso porque o olhar atento contribui para a tomada de decisões do adulto sobre como estruturar o ambiente para incentivar os próximos estágios da infância.

Por sua vez, a importância da observação passa a exigir o desenvolvimento de habilidades específicas do educador ou educadora. Pois ao observar a atividade autônoma da criança, há que se questionar sobre o que procurar nas suas brincadeiras e ações. Ao mesmo tempo, faz-se necessário elaborar como comunicar tais observações aos familiares, a fim de se manter um diálogo ativo com a comunidade escolar.

Livros de referência de Emmi Pikler

OS PILARES DE UMA EDUCAÇÃO INOVADORA

Para tanto, um dos pilares da abordagem Pikler é a construção de uma segurança afetiva na relação entre educadores/as e bebês e crianças. Nesse sentido, Pikler sugere ações relativamente simples, como falar com os bebês durante os cuidados diários, olhar nos olhos deles e perceber suas reações. Essa é uma forma de eles se sentirem seguros e do ambiente se tornar mais calmo e tranquilo.

O comportamento adulto respeitoso para com os bebês e as crianças pequenas visa uma orientação sem lutas de poder, força ou violência involuntária. Somando-se à resolução de conflitos sem coerção, ele possibilita a exploração independente do movimento. E, com isso, uma qualidade diferenciada de aproveitamento do tempo, para que o bebê aproveite a experiência de forma prazerosa, sentindo cada atenção e cuidado que recebe.

Outro pilar de suma importância para a abordagem Pikler é o livre brincar. Ele permite o movimento autoiniciado e o desenvolvimento espontâneo de bebês e crianças pequenas. Por meio do brincar, eles desenvolvem várias habilidades e aprendem a lidar com suas ações de modo natural. De acordo ainda com os diferentes estágios de crescimento, eles experimentam seu próprio ritmo, sem serem apressados.

Quem foi Emmi Pikler

Como se observa, o pensamento de Emmi Pikler dá mostras de uma pessoa sensivelmente inquieta, cuja conexão com o mundo ao seu redor transformou-se em uma prática inovadora.

Logo, a vida e a obra de Emmi Pikler são exemplos de ESPERANÇAR para nós da CASA de Aprendizagens! 

Fique de olho em nossa página no Facebook e no Instagram para acompanhar a abertura de novas vagas!

E não deixe também de acompanhar as nossas postagens por aqui.

Agende Uma Visita

Casa 1

R. Dona Germaine Burchard, 197
Perdizes - São Paulo -SP
Fones: 11 3862-0934 | 11 3675-1474

Casa 2

R. Dona Germaine Burchard, 239
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: 11 2338-3920

Casa da Primeiríssima Infância

Rua Melo Palheta, 57
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: (11) 2373-5616

Fale Conosco

Localização

© 2024 – CASA de Aprendizagens – Todos os direitos reservados