Dando sequência à proposta de apresentar alguns pensadores cujas ideias nos ESPERANÇAM, falaremos de Alexander Sutherland Neill, mais conhecido como A.S. Neill. E motivados pelo nosso Tema Provocador de Experiências Investigativas, “ESPERANÇAR – Pedagogia dos Sonhos Possíveis”, apresentaremos uma das referências pedagógicas da CASA de Aprendizagens: a Summerhill School.
Falecido aos noventa anos de idade, A.S. Neill passou a maior parte de sua vida em ambiente escolar, seja como educando, educador ou diretor. Isso significa que ele não só acompanhou, mas viveu os principais movimentos de renovação do ensino do século XX. E pôde construir os caminhos do seu impulso libertário por meio de sua própria experiência prática, concretizados com a fundação de sua escola.
Nascido em Forfar, na Escócia, em 1883, A.S. Neill manifesta já criança a sua descrença no ensino tradicional, por meio de seu desinteresse pelos estudos. Aos quatorze anos, torna-se assistente de seu pai, também um educador, e quando estoura a Primeira Guerra Mundial, forma-se em jornalismo na capital escocesa, Edimburgo.
Entre 1914 e 1915, A.S. Neill trabalha na Gretna Green Village School, registrando sua experiência em uma espécie de diário, publicado como A Dominie’s Log. Ele transforma uma escola controlada por castigos corporais e pelo medo da autoridade em um espaço de alegria e brincadeiras.
Leitor das obras de Freud, se mantém fiel à condição de discípulo de Homer Lane, estadunidense fundador da Little Commonwealth, visitada por A.S. Neill em 1917. Fixada na Inglaterra, a instituição acolhe jovens em situação de vulnerabilidade social e opera de acordo com o princípio da autogestão.
UM ATIVISTA DA EDUCAÇÃO
No início da década de 1920, A.S. Neill participa da International League for New Education, importante associação de ativistas da Educação. Fundada durante o primeiro Congresso do movimento Escola Nova, em Calais, dela participam nomes como Adolphe Ferrière, Jean Piaget e Maria Montessori.
Junto com Beatrice Ensor, pedagoga e teóloga de origem francesa, A.S. Neill edita a revista New Era. Voltada à divulgação dos ideais da Escola Nova, a publicação documenta e discute diferentes experiências e realizações, bem como seus principais aspectos.
Em 1921, A.S. Neill funda a International School, que em 1924, passa a se chamar Summerhill. Localizada na Inglaterra, mais precisamente, no condado de Suffolk, ela é considerada uma das, quando não a pioneira das escolas democráticas.
A SUMMERHILL SCHOOL
A.S. Neil fez de sua escola um modelo de educação progressista em todo o mundo, o que se perpetua até hoje. Em 1960, a publicação de Summerhill: A Radical Approach to Child Crearing contribui para que A.S. Neill ocupe o centro do debate mundial sobre Educação. O livro foi mais tarde revisado e republicado como Summerhill School: A New View of Childhood.
Traduzido para o português sob o título Liberdade Sem Medo (Summerhill), ele foi publicado no Brasil pela Ibrasa em 1970. Com suas quase quatrocentas páginas, trata-se de uma coleção de quatro obras de A.S. Neill. Os sete capítulos do livro cobrem as origens e a implementação da escola, bem como outros tópicos relacionados à Educação Infantil.
A Summerhill School procura desenvolver uma cultura em que crianças e jovens pratiquem o exercício de sua soberania. Um dos sustentáculos de sua proposta é a ideia de uma educação coletiva, a partir da qual os estudantes são responsáveis pelo seu aprendizado.
Muitas das regras que gerem tal instituição são deliberadas coletivamente, ou seja, com adultos e crianças da mais tenra idade decidindo de modo não hierarquicamente pré-determinado. O que faz com que um dos pilares da Summerhill School seja a arte da convivência.
Antes de tudo, a Summerhill School é a história do sonho de um educador, um sonho de generosidade que inspira a nossa Pedagogia dos Sonhos Possíveis! E, por isso A.S. Neill é, sem dúvida, um exemplo de ESPERANÇAR para nós da CASA Aprendizagens!
Antes de tudo, a Summerhill School é a história do sonho de um educador, um
Antes de tudo, a Summerhill School é a história do sonho de um educador, um sonho de generosidade que inspira a nossa Pedagogia dos Sonhos Possíveis! E, por isso A.S. Neill é, sem dúvida, um exemplo de ESPERANÇAR para nós da CASA Aprendizagens!
Seminário Internacional sobre a Abordagem Reggio Emilia
Como a História do Brasil é contada hoje
A Pesquisa da CASA em torno de um sujeito
Culminâncias do 1º Semestre na CASA
Férias na CASA de Aprendizagens
Três ambientes de aprendizagem do estudo do meio
R. Dona Germaine Burchard, 197
Perdizes - São Paulo -SP
Fones: 11 3862-0934 | 11 3675-1474
R. Dona Germaine Burchard, 239
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: 11 2338-3920
Rua Melo Palheta, 57
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: (11) 2373-5616
© 2024 – CASA de Aprendizagens – Todos os direitos reservados