Quantos de nós, adultos, não foram informados por narrativas que glorificavam certas figuras de nossa história? A Independência do Brasil é um caso clássico! “Pedro I, o príncipe português do famoso brado às margens do Riacho Ipiranga que se tornaria imperador da nova nação…”
Porém, hoje sabemos que nem todos os acontecimentos se deram do modo como nos foram contados quando crianças e adolescentes. E que algumas dessas figuras tornadas ilustres não agiram motivadas por tão nobres sentimentos como nos fizeram acreditar. Ou, em outros termos, que muitas de suas ações tiveram razões político-econômicas de amplo espectro.
Nesse sentido, certos estudos e pesquisas têm contribuído para que visões diferentes de um mesmo fato se façam por nós conhecidas. E, em sua maioria, têm procurado evidenciar a participação ou mesmo o protagonismo das classes populares em eventos históricos de grandes proporções.
Por isso, os educadores e educadoras da CASA de Aprendizagens se mantêm em estado contínuo de investigação, sempre à procura de novas referências. Para tanto, alguns questionamentos se apresentam como basilares e incontornáveis.
No caso do nosso 7 de setembro, algumas perguntas específicas moveram nossos pesquisadores em suas análises. Entre elas: Com a Independência do Brasil nos tornamos realmente independentes enquanto nação? Se uma certa independência foi realmente conquistada, ela de fato alcançou o povo brasileiro? O que efetivamente temos a comemorar nesses 200 anos?
Provocados por tais questões, nossos educadores e educadoras partiram para o levantamento de hipóteses na relação com os mais recentes estudos sobre o tema. E isso a fim de que as necessárias reparações sejam feitas e de que narrativas plurais passem a construir a história de nosso país.
Para ajudar nessa construção, os educadores e educadoras da CASA de Aprendizagens elegeram duas referências para respaldar suas análises com os estudantes. Um deles é o projeto Querino e sua série de podcasts produzidos pela Rádio Novelo, que apresentam uma leitura histórica do Brasil atual.
Conduzido por uma equipe predominantemente negra, o projeto busca descortinar um olhar afro-centrado, destacando a contribuição afro-brasileira para a formação do país. Vale ainda mencionar que o trabalho de investigação do projeto Querino começou em 2020 e foi motivado pelos 200 anos da independência do país.
Uma rigorosa pesquisa documental, bibliográfica, em áudio e imagens foi realizada por historiadores e jornalistas. E a partir desse levantamento e de uma dezena de entrevistas, foram criados os podcasts disponíveis nas plataformas de áudio, no YouTube e também no site projetoquerino.com.br.
Já a outra referência é a série IndependênciaS, produzida pela TV Cultura e exibida todas às quartas-feiras de setembro. Ela estreou no dia do bicentenário da Independência do Brasil, propondo uma releitura contemporânea de fatos da nossa história.
Considerada pela crítica como a primeira teledramaturgia que rompe com as narrativas dominantes e coloniais, IndependênciaS apresenta personagens postas à margem da história oficial. Entre elas: mulheres, heróis da resistência, indígenas e negros escravizados.
A série é fruto da parceria entre Luiz Fernando Carvalho e o dramaturgo Luís Alberto de Abreu. E, em uma abordagem inédita, procura mostrar a pluralidade da nação brasileira. Para nós da CASA de Aprendizagens, o bicentenário da Independência do Brasil é uma data de reflexão.
O ano de 1822 vai ficando cada vez mais distante, no entanto, em muitos aspectos, nossa independência ainda precisa ser conquistada. E um dos caminhos que vislumbramos para isso é a EDUCAÇÃO!
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