secretaria@casadeaprendizagens.com.br
Agende uma Visita
Literatura & Cultura

Como a Pedagogia de Projetos acontece na prática?

Três experiências significativas a partir da obra "Kuami", de Cidinha da Silva.

Matrículas Abertas WhatsApp
Voltar para Experiências

1. A Contação de História

Kuami é uma história de resistência, união e liberdade. Uma obra com tantos estímulos sensórios não poderia ser apresentada às crianças apenas pela leitura simples.

Realizamos uma contação de história envolvendo gestos, instrumentos musicais e figurinos. Isso desperta o lado lúdico e potencializa a sensibilidade para as pesquisas que virão.

Contação de História
"Kuami é uma história sobre continuidades e rupturas entre Áfricas e Brasis. Sobre ritmos, sons e cores."

2. A Caixa Mágica de Memórias

Estabelecido o contato, a obra permeou os dias da Turma 2. As crianças exploraram os universos ancestrais das personagens e criaram a Caixa Mágica de Memórias.

Nela, coletaram memórias afetivas de suas próprias famílias, compartilhando hábitos e histórias de trabalho dos pais.

Caixa Mágica

3. Experimentando o Samba

A música é constituinte da narrativa. Ecoando a fala do elefantinho: “Na minha terra, música e dança têm o mesmo nome.”

Nossas crianças experimentaram os ritmos do Samba na aula de música, com pandeiros e surdos.