QUEM FOI LORIS MALAGUZZI?

EDUCADORES QUE INSPIRAM: LORIS MALAGUZZI

Nas redes sociais da CASA de Aprendizagens, vez ou outra, citamos educadores que nos inspiram, como Loris Malaguzzi. Por isso, iniciaremos um ciclo de artigos para apresentar alguns pensadores cujas ideias até hoje nos ESPERANÇAM.

E de acordo com a proposta de nosso Tema Provocador de Experiências Investigativas, “ESPERANÇAR – Pedagogia dos Sonhos Possíveis”, falaremos também de suas trajetórias e ações.

PPP Casa de Aprendizagens
Foto: LORIS MALAGUZZI – I. C. Di Reggio Emilia | © Divulgação


VIDA E CONTEXTO DE LORIS MALAGUZZI

Loris Malaguzzi é o iniciador da metodologia educacional das escolas Reggio Emilia. Nascido em 1920, graduou-se em Pedagogia pela Universidade de Urbino, na Itália. Dedicou toda sua vida à construção de uma educação em que o potencial das crianças fosse considerado e respeitado.

O impacto da Segunda Guerra Mundial marcou Malaguzzi, que começou a repensar o método educacional estabelecido. Ele concluiu que a concepção tradicional de ensino empobrecia as crianças e as subestimava. Ou ainda, não permitia que elas se expressassem, experimentassem ou aprendessem por si mesmas, nem reconhecia os direitos das crianças a serem educadas.

Em abril de 1945, Malaguzzi junta-se ao ambicioso projeto de um grupo de trabalhadores de origem camponesa que decidiu construir e administrar uma escola para crianças. Esse projeto, concretizado em um pequeno vilarejo perto de Reggio Emilia, logo se ampliou para outras escolas localizadas nos bairros pobres da cidade.

Loris Malaguzzi - Reggio Emilia
Foto: LORIS MALAGUZZI – I. C. Di Reggio Emilia | © Divulgação

 


OS PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS DE LORIS MALAGUZZI

Como princípio educacional, Loris Malaguzzi entende que cada criança é única e se relaciona com o mundo de um modo singular. De acordo com essa concepção de aprendizagem, os educadores devem observar e confiar nas diversas formas que as crianças têm de participar, proceder e fazer escolhas.

Um dos aspectos mais marcantes e característicos de Loris Malaguzzi é sua ideia das “Cem linguagens das crianças”. Por meio desse pressuposto, ele reconhece e valoriza todas as maneiras pelas quais a criança interpreta o seu entorno e cria suas teorias sobre a vida. Assim, Malaguzzi provoca os adultos a reconhecerem e valorizarem todas as formas de expressão e comunicação das crianças. À vista disso, em sua abordagem, a escuta é vista como um verbo ativo, não passivo.

Uma escuta atenta não só atribui sentido à mensagem, como também confere interesse à pessoa que a emite. Malaguzzi acredita, portanto, que o aprendizado decorre em grande parte do trabalho das próprias crianças, de suas atividades e do uso dos recursos que elas têm. E, nesse sentido, as crianças desempenham um papel ativo na construção dos conhecimentos, e o aprendizado se torna um processo autoconstrutivo.

Loris Malaguzzi Reggio Emilia
Foto: LORIS MALAGUZZI – I. C. Di Reggio Emilia | © Divulgação


A ESCOLA PARA MALAGUZZI

A escola, para Loris Malaguzzi, é comparada a um laboratório, no qual os processos de pesquisa de crianças e adultos estão estreitamente interligados. Com isso, seu principal objetivo é que a escola não seja um lugar de produção do aprendizado, mas sim das condições para o aprendizado. Nas escolas de Malaguzzi, há uma especial atenção ao sentido estético, pois reconhece-se o caráter artístico do conhecimento.

Consequentemente, a escola é formada por estúdios e oficinas, onde as mãos das crianças, o fazer e a bagunça têm espaço para ser e acontecer. Dessa forma, as crianças são incentivadas a brincar, a observar e a se comunicar por meio de experiências concretas. Sendo que o mais importante nessa proposta educacional é o desenvolvimento da criatividade e da liberdade de ação. Por isso, ela pode ser considerada uma “pedagogia do movimento”.

Loris Malaguzzi
Foto: LORIS MALAGUZZI – I. C. Di Reggio Emilia | © Divulgação

Como se pode observar nessa breve apresentação, a biografia de Loris Malaguzzi nos traça o perfil de um homem comprometido com a transformação do mundo por meio da educação. Logo, sua vida e a obra são exemplos de ESPERANÇAR para nós da CASA de Aprendizagens!

Fique de olho em nossa página no Facebook e no Instagram para acompanhar a abertura de novas vagas!

E não deixe também de acompanhar as nossas postagens por aqui.

Agende Uma Visita

Casa 1

R. Dona Germaine Burchard, 197
Perdizes - São Paulo -SP
Fones: 11 3862-0934 | 11 3675-1474

Casa 2

R. Dona Germaine Burchard, 239
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: 11 2338-3920

Casa da Primeiríssima Infância

Rua Melo Palheta, 57
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: (11) 2373-5616

Fale Conosco

Localização

© 2024 – CASA de Aprendizagens – Todos os direitos reservados