HALLOWEEN OU SACI-PERERÊ? O QUE CELEBRAMOS EM 31 DE OUTUBRO

O QUE CELEBRAMOS EM 31 DE OUTUBRO

Em muitas escolas, o dia 31 de outubro tem sido dedicado a atividades relacionadas ao Halloween ou Dia das Bruxas. Essa celebração é hoje observada em vários países, mas principalmente nos anglo-saxões e, sobretudo, nos Estados Unidos. A data, comemorada na véspera do Dia de Todos os Santos, tem origem celta e está ligada aos rituais de homenagem aos mortos.

Festas e fantasias fazem parte dessa comemoração. Mas costuma-se também decorar a casa, fazer lanternas de abóbora, acender fogueiras, contar histórias ou assistir a filmes de terror. E, claro, não podemos nos esquecer do cortejo das crianças pela vizinhança em busca de doces ou travessura.

Tal tradição foi adotada no Brasil e, com o passar dos anos, se consolidou. Porém isso a ponto de muitas pessoas já terem se esquecido ou nem mais saberem que 31 de outubro é, para nós, o Dia do Saci-pererê.

Halloween ou Saci-pererê

A CULTURA E O COTIDIANO ESCOLAR

O século XX, marcado primeiro pelo advento da TV e, posteriormente, das novas tecnologias, favoreceu um rico processo de intercâmbio entre culturas. Esse processo, que se apresenta como reflexo de uma maior troca entre diferentes continentes e países, é um dos efeitos do que chamamos globalização.

Porém, ele acabou provocando, em alguns casos, uma espécie de “permutação cultural”, ou seja, a pura e simples substituição de uma cultura por outra. O que, por sua vez, é uma consequência não tão saudável da ampliação dos contatos interculturais.

Em alguma instância, essa operação faz até mesmo lembrar as práticas colonialistas, ainda que já agora introjetadas nos povos que viveram alguma espécie de colonização. Percebida no cotidiano, inclusive, escolar, ela deixa marcas incontornáveis, como a supressão de uma experiência cultural enraizada em nossa própria história.

Halloween ou Saci-pererê

EDUCAR ENVOLVE ESCOLHA!

Os Grupos de estudo se voltam para quem quer se unir aos seus parceiros ou parceiras para uma visita guiada por alguém do Conselho Diretivo da CASA de Aprendizagens. Durante a visita, serão apresentados os segmentos de nossa escola e haverá um diálogo sobre nossa abordagem educativa.

Essa visita é agendada de acordo com as datas possíveis do Conselho Diretivo e dos interessados. E, por meio dela, é possível ter uma visão panorâmica do Projeto Político Pedagógico da escola e de cada etapa da formação dos estudantes: da Primeiríssima Infância ao Ensino Fundamental II.

A substituição do Dia do Saci-pererê pelos festejos de Halloween é emblemática do exposto acima. E evidencia o fato de que educar envolve escolhas! Por isso nós, da CASA de Aprendizagens, escolhemos celebrar a cultura brasileira!

Halloween ou Saci-pererê

Da cultura popular nacional faz parte uma série de lendas construídas e transmitidas pela oralidade. E, mesmo que algumas tenham sido acomodadas às tradições dos colonizadores, sua origem está, na maioria das vezes, ligada aos indígenas e africanos escravizados. Dessa forma, elas contêm muito da visão de mundo desses povos e traduzem sua filosofia de vida ou um modo de explicá-la.

Entre essas lendas ou mitos, um dos mais celebrados é o do Saci-pererê, um ser encantado que habita as florestas, conhecido pelas travessuras que realiza. E para que nossas crianças tivessem a oportunidade de vivenciar as particularidades da cultura brasileira, elas visitaram o Parque da Água Branca.

Halloween ou Saci-pererê

Nessa nossa “floresta”, os pequenos e pequenas da Educação Infantil foram à procura dos sacis que, conforme a lenda, são aprisionados em garrafas. Além disso, as crianças contaram e ouviram causos, fizeram bolo de milho, desenhos, assistiram a vídeos do Instituto de Saciólogos. E, a fim de experienciarem, inclusive, fisicamente, os traços específicos dessa figura, elas próprias se transformam nesses seres encantados.

Conforme acreditamos na CASA de Aprendizagens, vivências que mobilizam ludicidade e imaginação são um modo de construção de conhecimento. Quando amparadas na cultura brasileira, elas possibilitam a conexão com outros e novos saberes. Saberes que se conectam a nossa ancestralidade cultural e revelam a formação de nosso país. E isso por meio da criação de memórias cheias de afeto e encanto.

a

Fique de olho em nossa página no Facebook e no Instagram para acompanhar a abertura de novas vagas!

E não deixe também de acompanhar as nossas postagens por aqui.

Agende Uma Visita

Casa 1

R. Dona Germaine Burchard, 197
Perdizes - São Paulo -SP
Fones: 11 3862-0934 | 11 3675-1474

Casa 2

R. Dona Germaine Burchard, 239
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: 11 2338-3920

Casa da Primeiríssima Infância

Rua Melo Palheta, 57
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: (11) 2373-5616

Fale Conosco

Localização

© 2024 – CASA de Aprendizagens – Todos os direitos reservados