Movo-me na esperança enquanto luto e se luto com esperança, espero.
Paulo Freire
As Jornadas Pedagógicas da CASA de Aprendizagens, em alguns sentidos, poderiam ser comparadas às Reuniões de Planejamento das escolas tradicionais. Por exemplo, no sentido de que ambas acontecem no início de cada período letivo, congregam – ou deveriam congregar – todos os educadores de uma mesma instituição e de que objetivam a preparação para o novo. Sendo que esse novo se refere ao ano, ao semestre, aos estudantes e aos educadores, pois somos seres em constante transformação. E, por isso, já não somos mais os mesmos do ontem e amanhã não seremos mais os mesmos de hoje
Mas, se elas contemplam tudo o que foi dito acima, por que então nomeamos esses encontros de “jornadas”? Porque jornada significa trajeto, caminhada, viagem e é também sinônimo de etapa. E nisso reside uma das diferenças entre as Reuniões de Planejamento e as Jornadas Pedagógicas da CASA de Aprendizagens: elas não se encerram em si mesmas. Ou seja, as Jornadas Pedagógicas são apenas o primeiro passo – não menos importante – de um longo percurso, cuja direção será reorientada pela bússola de cada educando.
Nas Jornadas Pedagógicas, todos os educadores da CASA de Aprendizagens vivenciam juntos as imersões, se conectam, refletem e planejam o semestre que começa. Mas, em um certo momento, os educadores da Primeiríssima Infância ao Ensino Fundamental I trilham um caminho pensado especificamente em seus segmentos. Enquanto os educadores do Ensino Fundamental II aprofundam temas e debates relativos a essa etapa da formação.
No momento em que todo o corpo docente da CASA de Aprendizagens está reunido, ações coletivas, de interesse comum, são experienciadas. E isso não só com o intuito de fortalecer a comunhão entre os membros de nossa escola, como também de exercer a democracia dentro do ambiente de trabalho.
Nesse sentido, uma Assembleia Geral abriu a programação da Jornada Pedagógica do primeiro semestre de 2022, composta por toda a equipe da CASA de Aprendizagens. Essa foi uma oportunidade para que apresentassem suas inquietações e debatessem soluções conjuntas para satisfazê-las.
Na CASA de Aprendizagens, procuramos trabalhar para a instauração de um espaço construído pela força conjunta. E para avançarmos concretamente em relação a esse nosso ideal, a Assembleia Geral deliberou a formação de um Conselho Participativo, formado por membros de nossa equipe, que tomará parte nas questões gerenciais internas e externas da CASA de Aprendizagens.
Alinhada ao mesmo ideal coletivizante, a Assembleia Geral decidiu pela criação de uma Comissão Partidária, a qual será responsável pelo estudo de planos de cargos e salários de todos os trabalhadores da CASA de Aprendizagens. Desses planos, fará parte, inclusive, o pleito de vagas para nossos educadores ingressarem nos cursos de Pós-Graduação do Instituto Paulo Freire.
Pensando na comunidade externa, foi debatido o lançamento do projeto Casa de Oportunidades, voltado à Educação de Jovens e Adultos. Um desejo antigo de nossa escola, ele foi agora impulsionado pelo Tema Provocador de Experiências Investigativas de 2022: “Esperançar – Pedagogia dos Sonhos Possíveis”. Inspirado em Paulo Freire, todas as ações, debates e deliberações apresentadas neste artigo foram estimuladas pelo Tema Provocador, apresentado com mais detalhes no artigo: A construção do mapa projetual. Confira!
Seminário Internacional sobre a Abordagem Reggio Emilia
Como a História do Brasil é contada hoje
A Pesquisa da CASA em torno de um sujeito
Culminâncias do 1º Semestre na CASA
Férias na CASA de Aprendizagens
Três ambientes de aprendizagem do estudo do meio
R. Dona Germaine Burchard, 197
Perdizes - São Paulo -SP
Fones: 11 3862-0934 | 11 3675-1474
R. Dona Germaine Burchard, 239
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: 11 2338-3920
Rua Melo Palheta, 57
Perdizes - São Paulo -SP
Fone: (11) 2373-5616
© 2024 – CASA de Aprendizagens – Todos os direitos reservados